Document details

Plano de marketing : azeite da Herdade da Apariça

Author(s): Barreira, Maria Machado de Oliveira

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/10694

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Azeite; plano de marketing; marketing mix; agricultura; produção de azeite; azeitona; Olive oil; marketing plan; agriculture; oil production; olive


Description

Mestrado em Marketing

O azeite é um produto muito apreciado desde a antiguidade e está presente no consumo mundial fazendo parte da chamada Dieta Mediterrânica. A apreciação do azeite por parte dos consumidores é devido ao seu valor gastronómico, às suas características químicas, biológicas, organoléticas e por ser uma gordura saudável com mais valias nutricionais. O presente Projeto Final de Mestrado apresenta um plano de marketing para o azeite da Herdade da Apariça. O objetivo principal do plano, consiste no aumento da notoriedade da marca junto dos consumidores, e por consequência no aumento das vendas e aumento do valor da marca. Um dos objetivos desde estudo foi o de avaliar a valorização dada pelos consumidores ao azeite da Herdade da Apariça. Com base nos resultados obtido do questionário online aos consumidores concluiu-se que, o azeite da Herdade da Apariça é um produto de qualidade, mas que apresenta algumas falhas nos pontos de venda, sendo difícil encontrá-lo. A Herdade da Apariça, situada em São Matias, Beja, está na mesma família desde os anos 60 que posteriormente constituiu a Companhia Agrícola da Apariça, o azeite engarrafado é denominado da Herdade da Apariça. As variedades de azeitonas produzidas na Herdade da Apariça são: Maçanilha (produção de conserva) e Arbequina (produção de azeite, sendo uma parte vendida a granel e a outra parte é engarrafada).

The oil is a product very appreciated since the very past and it's still present in the worldwide consume making part of the Mediterranean Diet. Consumers appreciate olive oil due to its gastronomic value, its chemical, biological and organic characteristics, and also because it's a healthy fat with nutritional value. This Final Masters Project presents a marketing plan to the Herdade da Apariça olive oil. The main goal of this plan is to develop the brand's name amongst the consumers and therefore raise the sells and the brand's value. One of the goals of this study was to assess the consumers' valuation of the Herdade da Apariça olive oil. Based on the results of the online questionnaire it is concluded that the oil of the Herdade da Apariça is a quality product but it has some flaws at points of sale, being hard to find it on market. The Herdade da Apariça is located at São Matias in Beja and belongs to the same family since the 60's later formed the Companhia Agrícola da Apariça, the bottled olive oil's called Herdade da Apariça. The variety of olives produced in the Herdade da Apariça are: Maçanilha (production of preserves) and Arbequina (oil's production, some is sold in bulk and the rest is bottled)

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santiago, Joanna Silveira
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents