Author(s):
Rocha, Rui Filipe Carvalho
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/10844
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Comportamento do consumidor; Ciclo de vida do animal; Cães domésticos; comida para cães; influência de veterinários; Consumer behavior; animal lifecycle; dog companion; dog food; animal love; veterinary influence
Description
Mestrado em Marketing
A importância e procura em ter cães domésticos no seio familiar destaca-se em alguns países desenvolvidos da Europa e da América. Nestes países, o consumo de produtos de alimentação e cuidados médicos com os mesmos tem aumentado. Em Portugal essa tendência também se verifica, concretamente em donos que amam o seu animal e aceitam-no emocionalmente como membro do agregado familiar. Para estes, a importância do bem-estar é central no comportamento de compra de produtos de alimentação para cães. Conhecer profundamente o comportamento de compra é crítico para as marcas de rações segmentarem, escolherem o seu target e posicionarem-se, dado que cada vez mais é um mercado com uma intensa rivalidade entre a concorrência. Este estudo adotou uma abordagem qualitativa, com recurso a um focus group com donos de animais domésticos de companhia. Os resultados revelaram que, numa fase de manutenção do animal ou pós-aquisição, a influência do veterinário poderá ter impacto na decisão de compra da ração e que a aceitação por parte do animal ao produto poderá ser o principal fator de escolha.
The importance and search for having domestic dogs within the family is common in some developed countries in Europe and America. In these countries, the purchase of food products and medical cares with said animals has been rising. In Portugal, that tendency is also verified, especially with owners who love their animal and accept it emotionally as a member of the family. For them, the importance of the animal?s well-being is central the behavioral purchase of food products for dogs. Having a profound knowledge of the behavior in purchases is critical for dog food brands to segment, choose their target and position themselves, given that it is more and more a market with intense rivalry and competition. This study adopted a qualitative approach, resourcing to a focus group with pet owners. The results revealed that, in a maintenance phase or post-acquisition, the influence of the veterinarian?s opinion might have impact in the decision to purchase a certain brand of dog food and that the acceptance on the part of said animal might be the main factor of choice.