Author(s):
Torcato, Filipa da Costa Leal Estêvão
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/10856
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Reclamações; Livro de Reclamações; Sistema Financeiro; Sector Bancário; Complaints; Complaints Book; Financial System; Banking Sector
Description
Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
O presente trabalho foi realizado com o intuito de analisar a evolução do número de reclamações no Sistema Financeiro, em especial, no sector bancário. Visto que o Sistema Financeiro exerce um papel fundamental para o desenvolvimento económico de qualquer país e que o sector dos serviços financeiros é um dos que gera maior número de reclamações em Portugal. Para esta abordagem, foram utilizados dados obtidos a partir dos relatórios dos reguladores (Banco de Portugal, CMVM e ISP) do referido sector. O estudo desenvolvido permitiu estabelecer as tendências da evolução do número de reclamações, de 2006 a 2010.
This research was conducted with the aim of analyse the evolution of the complaints number in the financial system, particularly in the banking sector. Since the financial system plays a key role in the economic development of any country and the financial services sector creates one of the largest number of complaints in Portugal. For this approach, data were gathered from the regulators reports of this sector (Bank of Portugal, CMVM and ISP). The developed study allowed establishing the trends of the evolution of the complaints number, from 2006 to 2010.