Document details

Relatório elaborado com vista à obtenção [do] grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Author(s): Santos, Marta Sofia Silva

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/10868

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Educação Física; Estágio pedagógico; Estratégias; Processo ensino-aprendizagem; Reflexão; Avaliação inicial; Futuro; Aptidão física; Planeamento; Physical Education; Teaching practice; Strategies; Teaching-learning process; Reflection; Initial assessment; Future; Physical fitness; Planning; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O presente relatório baseou-se na reflexão e análise do processo de estágio pedagógico inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire durante o ano letivo 2014/2015. Foi realizada uma análise, reflexão e projeção relativamente às atividades desenvolvidas nas diferentes áreas definidas pelo guia de estágio 2014/2015: Área 1: Organização e gestão do ensino e da aprendizagem; Área 2: Inovação e investigação; Área 3: Participação na escola e Área 4: Relação com a comunidade. Durante o relatório foram descritos os desafios com que me defrontei durante o estágio, bem como as estratégias para os superar. Na área 1, ao longo do ano letivo senti uma evolução significativa no meu desempenho na organização e gestão do ensino e da aprendizagem. Saliento como principal dificuldade a realização do diagnóstico, seguido do prognóstico, e desta forma a definição dos objetivos para os diversos alunos; em contrapartida como ponto forte destaco a capacidade de organização das aulas e de criação de climas positivos. Na área 2, a elaboração do projeto de investigação foi um momento de importante aprendizagem e de vivência no contexto da escola e futuramente este seria um estudo a realizar a todos os alunos do ensino básico e secundário. Na área 3 destaco como principal dificuldade a angariação de alunos para os treinos de Desporto Escolar (DE) e a capacidade de criar rotinas de treino com alunos pouco assíduos. Como ponto forte destaco a capacidade de condução do treino, numa modalidade com pouca experiência. Na área 4, destaco como ponto fraco a pouca autonomia dada pela diretora de turma. Esta foi uma área de grande interesse, pois através do estudo realizado à turma foi possível identificar as caraterísticas e as melhores estratégias a adotar. Para além de estes fatores foi fundamental compreender as funções do professor fora do contexto da aula de Educação Física.

This report was based on the reflection and analysis of teaching practice process, inserted in the Master of Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, held at the Secondary School Braamcamp Freire, during the school year 2014/2015. An analysis, reflection and projection was performed in respect of activities in different areas defined by stage guide 2014/2015: Area 1: Organization and Management of Teaching and Learning; Area 2: Innovation and Research; Area 3: Participation in school and area 4: Community relations. During the report I’ve described the challenges that confronted me during the stage, as well as strategies to overcome. In area 1, during the school year I felt a significant improvement in my performance, organization and management of teaching and learning. The main difficulty was the diagnosis, followed by the prognosis, that led to a hard goal definition for the various students. As strong points a good organizational skill and friendly atmosphere. In Area 2 the preparation of the research project, it was an important moment of learning and experience in the school context and in the future this would be extendind the whole study for every basic and secondary school students. In area 3 the main difficulty was attracting students to the school sports training and the ability to create workout routines for not assiduous children. As strong point, training driving ability on a low experienced sport. In area 4, the class leadership can be more active, making it the weak point. This was an area of great interest because it was held a class study which facilitated the identification of features and the best strategies to adopt with the class and students. Apart from these factors was essential to understand the teachers functions outside the context of Physical Education class.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santinha, Fernanda Maria Castanheira da Costa Marques
Contributor(s) Santos, Marta Sofia Silva
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo