Document details

Condicionantes da transferência da formação : caso EDP Distribuição

Author(s): Ramos, Clara Filipa Cristóvão

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/10918

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Aprendizagem; Avaliação da formação; Performance individual; Transferência da formação; Learning; Training evaluation; Individual performance; Training transfer


Description

Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

A presente dissertação propõe-se a determinar os aspetos que condicionam a transferência da formação na empresa EDP Distribuição, com o objetivo de diagnosticar problemas e fornecer estratégias que permitam aumentar a sua eficácia, tendo por base as teorias e os quadros conceptuais mais significativos que têm sido usados para avaliar a influência de diversas variáveis na transferência. Este estudo testa, através da aplicação de um inquérito por questionário a 95 colaboradores da empresa, as variáveis experiência da transferência, modelo da formação, motivação e capacidade pessoal para transferir, desempenho e recompensa pela transferência e ambiente de trabalho. Os resultados da análise revelam que nesta empresa os problemas com a transferência estão maioritariamente relacionados com o modelo da formação e o ambiente de trabalho, este último mais especificamente na ação das chefias. Neste sentido, sugere-se a implementação de diversas estratégias durante o período de formação e pós formação, salientando-se a necessidade de orientar os objetivos e conteúdos de formação para a aplicação no local de trabalho e a importância das chefias comunicarem as expetativas de melhoria de desempenho e estabelecerem metas para a aplicação das novas competências no local de trabalho.

The purpose of this review is to determine the aspects that influence training transfer in EDP Distribuição, in order to diagnose problems and provide strategies to improve effectiveness, based on the most significant theories and conceptual frameworks used to evaluate the effects of multiple variables in transfer. By applying a questionnaire to the company's 95 employees, the study analyses the variables transfer experience, training model, motivation and personnel ability to transfer, performance and reward for transfer and work environment. The results show that the problems are mostly related to the model of training and the work environment, more specifically the action of managers. Therefore, the implementation of several strategies during training and post training periods is suggested, emphasizing the need to assure the application of goals and training contents at the workplace, as well as the importance of managerial communication on the expectations of performance improvement and goal setting for the enforcement of new skills.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Maria João Nicolau dos
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents