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Relação entre responsabilidade social empresarial, satisfação no trabalho, identificação com a organização e orientação para o cliente : análise de uma instituição bancária

Author(s): Santos, Verónica Patrícia Mendes dos

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/11033

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Responsabilidade Social; Identificação Organizacional; Satisfação no Trabalho; Orientação para o Cliente; Social Responsibility; Organizational Identification; Job Satisfaction; Customer Orientation


Description

O presente trabalho visa o estudo da influência das perceções de responsabilidade social empresarial (RSE) sobre a satisfação no trabalho, identificação organizacional, e orientação para o cliente. Sendo este tema pertinente pois, torna-se importante o acesso às percepções dos colaboradores acerca das atividades de RSE, de modo a verificar se as mesmas, os afetam de um modo positivo ou negativo. O estudo foi realizado numa instituição bancária portuguesa, sendo assim aplicado a um conjunto de agências do concelho de Almada. Os resultados revelaram uma relação positiva e significativa entre as perceções de RSE e a identificação organizacional, satisfação no trabalho e orientação para o cliente, levando à confirmação das hipóteses construídas. Por seu turno, constatou-se ao contrário de estudos passados, que a satisfação no trabalho e a identificação organizacional não atuam enquanto variáveis mediadoras da relação entre RSE e orientação para o cliente. Por outro lado, observou-se que a importância atribuída à responsabilidade social, modera a relação entre a RSE e a orientação para o cliente. E por fim, ao decompor a RSE nas suas componentes verificou-se que a satisfação no trabalho dos indivíduos, é mais influenciada pelas políticas de RSE face aos funcionários e governo, enquanto que as politicas de RSE face ao governo são mais influentes na orientação para o cliente, e identificação organizacional, que também é influenciada pelas politicas de RSE face aos stakeholders.

The present work aims to study the influence of corporate social responsibility (CSR) on job satisfaction, organizational identification and customer orientation. Therefore becomes important to access the perceptions of employees about the CSR activities in order to ascertain if they affect them in a positive or negative way. The study was conducted in a Portuguese bank , thus being applied to a number of agencies in the municipality of Almada. The results revealed a positive and significant relationship between perceptions of CSR and organizational identification, job satisfaction and customer orientation, leading to the confirmation of hypotheses constructed. In turn, it was found, unlike past studies that job satisfaction and organizational identification did not act as mediating variables of the relationship between CSR and customer orientation. On the other hand, it was observed that the social responsability importance can moderate the relationship between CSR and customer orientation. Finally, the decomposing CSR into its components it was found that job satisfaction of individuals, is more influenced by CSR policies in relation to employees and government, while the CSR policies against the government are most influential in orientation customer and organizational identification, which is also influenced by the policies of stakeholders in relation to CSR.

Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Soares, Maria Eduarda
Contributor(s) Santos, Verónica Patrícia Mendes dos
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