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Customer Relationship Management (CRM) em agências de recrutamento a nível europeu

Author(s): Gregório, Tânia Isabel da Costa

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/11070

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Customer Relationship Management; CRM 2.0 ou Social CRM; mobile CRM; agências de recrutamento; recruitment agencies


Description

As empresas estão cada vez mais centradas no cliente e em novas formas de os abordar individualmente. As tecnologias mobile e da Web 2.0 têm permitido às empresas desenvolver-se neste campo e aproximar-se dos clientes. A presente investigação foca-se na forma como os sistemas de Customer Relationship Management (CRM) são utilizados pelas empresas de recrutamento a nível Europeu por forma a ajudar os candidatos a encontrar emprego de forma personalizada. Para melhor compreender a utilização destes sistemas de CRM, a metodologia utilizada para este estudo exploratório foi a quantitativa com recurso à técnica de amostragem não probabilística, baseada em julgamento. No total foram estudadas 35 agências de recrutamento. Os resultados obtidos demonstraram que a utilização de software por parte das agências de recrutamento é bastante notória. Neste estudo foi ainda possível perceber que o CRM 2.0 está presente na grande maioria das empresas em estudo, que não descuram o envio de ofertas de emprego personalizadas para os candidatos via e-mail, assim como a utilização das redes sociais como forma de contacto e de divulgação de ofertas de emprego. Quanto ao mobile CRM, existe ainda muito por explorar neste canal, uma vez que as agências focam os seus recursos na Web 2.0, deixando de parte o grande potencial deste canal.

On a daily basis, companies are growing more focused on the costumer and in new ways to approach them individually. Mobile technologies and Web 2.0 have been pushing companies to evolve in this matter and helping them to approach costumers. The present research is focused on the way Costumer Relationship Management (CRM) systems are used, on an european level, by recruiting companies to assist candidates in finding an adequate job. For better understanding this CRM systems, the methodology used in the exploratory study was quantitative, resorting to a non-prababilistic sampling technic, based on judgement. In total, 35 recruiting agencies were studied. Obtained results showed that the use of software in recruiting agencies is quite common. In this study, it was also possible to verify that CRM 2.0 is present in the vast majority of the studied companies, who do not neglect sending customized job offers via email to their candidates as well as using social networks as communication and job offers divulgation tools. When it comes to mobile CRM, there's still much to be explored in this channel, as agencies focus their resources in Web 2.0, leaving this channel's great potential unused.

Mestrado em Marketing

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Isaías, Pedro
Contributor(s) Gregório, Tânia Isabel da Costa
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