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Impacto na empresa Tesco, da aplicação da filosofia Kaizen nas suas operações

Author(s): Costa, Susana Santos Oliveira Viana

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/11077

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): qualidade; melhoria contínua; melhoria revolucionária; melhoria incremental; Kaizen; quality; continuous improvement; revolutionary improvement; incremental improvement; Kaizen


Description

A qualidade apresenta-se atualmente como um vértice cada vez mais fulcral, tanto para empresas como para consumidores individuais. Consumidores e mercados estão cada vez mais informados e exigentes, no que diz respeito à qualidade pretendida em cada oferta de valor. Porém, para que haja um aumento da qualidade, sem que ocorra um aumento de custos associados, deverá ocorrer uma melhoria de forma contínua - Kaizen. O presente trabalho ambiciona contribuir para um maior conhecimento da filosofia Kaizen. Para tal, pretende-se compreender o impacto da sua aplicação na indústria, identificando qual a perceção dos colaboradores da empresa portuguesa Tesco relativamente à mesma. Desta forma, foram recolhidos 30 inquéritos pelos trabalhadores da empresa Tesco, com o intuito de depreender qual o conhecimento geral sobre a filosofia Kaizen, e de que modo esta teve implicações no dia-a-dia da empresa e nas suas operações. Dos resultados obtidos, é de realçar que, de uma maneira geral, todos os trabalhadores da Tesco estão satisfeitos com o Kaizen e com o impacto que a sua aplicação teve nas suas tarefas diárias. A valorização de cada recurso humano foi claramente essencial para o sucesso desta filosofia.

Quality is actually viewed as a main structure - both for companies and individual consumers. Consumers and markets are increasingly informed about what they consider to be the component "quality" in the value proposal. However, for there to be an increase in quality that occurs without an increase in costs, an improvement should occur continuously - Kaizen. The present work aims to contribute to a better understanding of the Kai¬zen's philosophy. Furthermore, it wants to understand the application impact in the industry, through the perception from the employees of the Portuguese company Tesco. This way, 30 surveys were collected by the Tesco's employees, in order to deduce what the general knowledge about the Kaizen philosophy, and how it had an impact on day-to-day business and operations. From our results, in general, all of Tesco's employees are satisfied with Kaizen's philosophy and with the impact that its application has had on their dairly taks. The value of each Human Resource was clearly essential to the success of this philosophy.

Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Laranja, Manuel
Contributor(s) Costa, Susana Santos Oliveira Viana
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