Document details

Plano de negócio para a criação do Restaurante Pigmeu

Author(s): Teixeira, Rita Pacheco Nobre Madureira

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/11192

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Empreendedorismo; Plano de Negócio; Restauração; Porco; Plano de Marketing; Plano Financeiro; Entrepreneurship; Business Plan; Restaurant Segment; Pork; Marketing Plan; Financial Plan


Description

Mestrado em Ciências Empresariais

Apesar da acentuada crise económica vivida em Portugal, o setor da Restauração é o que tem apresentado os melhores resultados de crescimento e aumento de postos de trabalho, contribuindo com 4,9% para o Produto Interno Bruto em 2013. Este trabalho de projeto tem como objetivo a elaboração de um Plano de Negócio para a criação de uma empresa - Trinca na Mesa - que pretende alavancar a sua atividade num restaurante especializado em sandes e petiscos de Porco e em produtos nacionais, almejando a sua implementação e expansão num futuro próximo, criando novos conceitos e novas formas de explorar o mercado existente. Para estruturar este projecto foi realizado um Projeto de Pesquisa, que utilizou diferentes fontes de forma a adquirir informação relevante para o mesmo. Foram comparadas diferentes metodologias, sendo que o modelo escolhido foi o de Harvard. Realizou-se um questionário quantitativo de resposta fechada elaborado propositadamente para efeitos de tomada de decisão que contou com 665 respostas. Da análise das respostas ao questionário importa salientar que 93,2% consomem carne de porco e que 79,8% fazem-no de 1 a 3 vezes por semana. O plano financeiro realizado para sustentar e conduzir a criação deste negócio financiado com capitais próprios dos quatro sócios da empresa demonstrou que o restaurante é viável e que atingirá, segundo as projeções, o break-even no final do primeiro ano de atividade. Apesar da forte concorrência da indústria, tudo leva a crer que o PIGMEU tem lugar para crescer e até expandir.

Despite de severe economic crisis experienced in Portugal in the last few years, the Restaurant segment has shown the best growth results, it has increased employment in the industry, representing 4,9% of the Gross Domestic Product in 2013. This project aims to draw up a Business Plan for starting a business - Trinca na Mesa - which intends to leverage its activity in a restaurant specialized in pork sandwiches and snacks and also portuguese products, targeting the implementation and expansion in the near future, creating new concepts and new ways to exploit the existing market. To structure this project, it was conducted a research project using different sources in order to acquire relevant information for the same. Different methods were compared, and the model chosen was Harvard. A quantitative survey of closed responses was purposely designed for decision-making support and had 665 responses. It matters to notice that 93.2% consume pork and 79.8% do it 1-3 times a week. The financial plan demonstrated that the restaurant is viable and will reach, according to projections, the break even at the end of its first operations year. Despite the strong competition in this segment, we can say that PIGMEU will take place to grow and to expand.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Crespo, Nuno
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents