Author(s):
Ferreira, Ana Rita de Vasconcelos Barreto Torres
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/11322
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Design editorial; Moda; Revista de moda; Design de comunicação; Dimensão sensorial; Fashion; Fashion magazine; Graphic design; Sensorial dimension
Description
Dissertação de Mestrado em Design, com a especialização em Design de Comunicação, apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
A revista de moda é um forte veículo de comunicação desta indústria tão presente na nossa sociedade contemporânea. Mais do que um simples retrato do que se faz nesta indústria, este objecto de comunicação cons- titui-se numa ligação multidirecional e privilegiada entre os produtores e os consumidores de moda, e está de tal forma incorporada no sistema desta indústria na actualidade, que dele não pode ser dissociada. A presente investigação procurou um novo enfoque sobre a revista de moda como objecto de comunicação, e foi direcionada para o estudo das relações entre as dinâmicas internas da indústria da moda e o design editorial. Por meio de uma extensa revisão literária procurou-se perce- ber quais são características próprias da indústria de moda – tais como a sazonalidade e a distinção social – e como a moda funciona enquanto um sistema de comunicação. Procurou-se também perceber se estas dinâ- micas da moda se manifestam através do design de comunicação apli- cado ao objecto “revista de moda”, e se o fazem, como. Através da utilização de uma metodologia baseada em estudo de casos, procedeu-se a uma análise formal do design de três revistas de moda existentes no mercado português escolhidas segundo a sua represen- tatividade e de acordo com as condicionantes de recursos disponíveis para esta investigação, abrangendo um período de 5 anos através de uma amostra simples. A partir desta investigação activa, foi possível elabo- rar uma análise focada no relacionamento entre as dinâmicas da moda identificadas através da revisão literária e os conceitos formais do design editorial. Concluiu-se, através da análise efectuada, que são poucas as manifes- tações das dinâmicas típicas desta indústria tão inovadora e activa iden- tificáveis através do design editorial das revistas estudadas, e que é negli- genciado uma grande parte do potencial comunicativo do universo da moda. Tal facto torna os diversos objectos ”revista de moda” em objec- tos de comunicação muito semelhantes entre si. Pôde-se então elaborar um conjunto de recomendações que espera-se contribuir para um maior aprofundamento da comunicação efectuada através do objecto “revista de moda”.