Document details

Envolvimento parental no desporto

Author(s): Teques, Pedro Humberto Araújo

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/11565

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Envolvimento parental; Modelo teórico; Análise factorial confirmatória; Análise de mediação; Análise multi-grupo; Comportamentos parentais; Auto-realização; Auto-eficácia; Motivação; Desporto juvenil; Parental involvement; Theoretical model; Mediation analysis; Confirmatory factor analysis; Multi-group analysis; Parents’ behaviours; Self-achievement; Self-efficacy; Motivation; Youth sport; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde


Description

O presente conjunto de investigações pretendeu estudar o envolvimento parental na competição desportiva de crianças e jovens. Baseado no modelo do envolvimento parental no desporto (Teques & Serpa, 2009), o estudo permitiu concretizar dois objectivos fundamentais. Primeiro, desenvolver um conjunto de escalas válidas e fidedignas para aceder aos constructos incluídos no modelo teórico. Segundo, testar as hipóteses fundamentadas na estrutura conceptual do modelo com o propósito de compreender (1) a razão porque os pais se envolvem no desporto dos filhos, (2) quais os comportamentos utilizados pelos pais durante o envolvimento, e (3) como é que o envolvimento influencia o contexto de realização do jovem atleta. No total, participaram voluntariamente 1620 pais e 1665 jovens atletas de vários desportos individuais e coletivos, com idades compreendidas entre os 9 e os 18 anos. A prossecução dos objectivos teve por base uma série de três estudos independentes. Os resultados do primeiro estudo sugerem que as crenças do papel parental, a auto-eficácia, a perceção das invocações oriundas do treinador e do jovem atleta, o tempo e energia disponíveis, e os conhecimentos e competências relacionam-se com as atividades de envolvimento dos pais. No segundo estudo, os resultados demonstraram que as perceções dos comportamentos parentais de encorajamento, reforço, instrução, e modelagem medeiam a relação entre os comportamentos reportados pelos pais e as variáveis psicológicas de auto-eficácia, auto-eficácia social, motivação intrínseca, e estratégias de autorregulação dos jovens. Os resultados do terceiro estudo indicam que as perceções dos comportamentos dos pais relacionam-se com a realização desportiva através dos efeitos de mediação da auto-eficácia, autoeficácia social e das estratégias de autorregulação. Implicações para a intervenção, limitações e direções futuras para a investigação são também discutidas.

The present investigation focused on parental involvement in youth competitive sport. Based on the model of parental involvement in sport (Teques & Serpa, 2009), the study was designed to accomplish two major goals. The first was to develop valid and reliable measures for assessing constructs included in the model. The second was to test model-driven hypotheses about the relationships between the variables of the model with the purpose to examine (1) the reason parents decide to become involved in youth sport, (2) the mechanisms they use during their involvement, and (3) how their involvement influence youth achievement in sport. In total, 1620 parents and 1665 youth athletes, aged between 9 and 18 years from various competitive sports, volunteered for the study. The investigation was completed in a series of three independent studies. In the first study, a structural equation model demonstrated that the parental role beliefs, parental self-efficacy, perceptions of child and coach invitations, self-perceived time and energy, and knowledge and skills predicted parents’ involvement activities. In the second study, results supported the hypothesized model in which athletes’ perceptions of parents’ encouragement, reinforcement, instruction, and modelling mediated the relationship between parents’ reported behaviors and the athletes’ self-efficacy, social self-efficacy, intrinsic motivation, and self-regulation. The results of the third study revealed that perceptions of parenting practices appear to be related to both motivational and self-regulated behaviours, which, in turn, were associated with youth achievement in sport. Implications for the practice, limitations and future directions for the research are discussed.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Serpa, Sidónio Olivério da Costa
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents