Document details

Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira

Author(s): Baracho, Miguel Xavier

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/11636

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Estágio pedagógico; Educação física; Ensino e aprendizagem; Planeamento; Avaliação; Condução do ensino; Diferenciação pedagógica; Complexidade; Efeitos globais educativos; Teaching practice; Physical education; Teaching and learning; Planning; Assessment; Conduction; Teaching differentiation; Complexity; Global educational effects; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde


Description

Na origem deste processo de estágio pedagógico como professor de educação física estiveram ideias e princípios que desenvolvi durante o meu processo de formação inicial, os quais começo por fundamentar. A fundamentação teórica das minhas opções educativas vai ao encontro das orientações dos Programas Nacionais de Educação Física (PNEF), que referem que a educação física deve contribuir para a realização dos efeitos globais educativos visados em cada nível de ensino, e que a atividade dos alunos na disciplina e os seus efeitos devem ser entendidos de forma integrada quanto aos domínios motor, cognitivo e sócio-afetivo. Para além das práticas de organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem (planeamento, avaliação e condução do ensino) de uma turma do décimo ano, este relatório incide sobre práticas relacionadas com a investigação e inovação pedagógica, a participação na escola, e as relações com a comunidade. A compatibilização do controlo geral da turma com a avaliação e com o foco em tarefas individualizadas foi o meu principal desafio relativamente às competências de organização e gestão do processo de ensino e de aprendizagem. Os resultados do trabalho com uma turma acabam por validar a metodologia utilizada e as ideias que fundamentaram essa mesma metodologia.

This teaching practice process in Physical Education was built on some foundations developed during my student period in university. Those ideas are in accordance with the National Programs of Physical Education which refer that Physical Education should contribute to the accomplishment of the educational global effects from each teaching degree, and that student activity in this subject and its results in motor, cognitive and social-affective domains should be understood as a whole. This report reflects about the teaching a tenth grade class related activities (planning, assessment and conduction), research and innovation about pedagogic activities, participation in school and community interactions from the student teacher. Handling general control of the class simultaneously with assessing student practices or focusing in individual tasks from students was the biggest challenge that I’ve faced in my teaching activity. The final accomplishments from the students validate the chosen methods and its foundations.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Fernandes, Luís Manuel Aguiar
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents