Document details

Estratégia de Internacionalização : o caso da Consulai em Angola

Author(s): Praxedes, João Miguel Alves

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/11667

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Internacionalização; Estratégias; Angola; PME; Internationalization; Strategies; SMEs


Description

Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial

No mundo em que vivemos em constante mudança, competindo muitas vezes ao nível global, torna-se importante para as PME´s encontrarem soluções quando confrontadas com concorrentes de dimensão superior e muitas vezes multinacionais. Uma das soluções para esses constrangimentos está muitas vezes na busca por novos mercados e oportunidades, por parte das PME, optando assim pela internacionalização como forma de ultrapassar alguns dos constrangimentos causados pelas grandes empresas multinacionais e lhes permitir sobreviver e crescer. Contudo, esta decisão tem necessariamente que ser tomada de forma racional, estudando o contexto da empresa por forma a aferir a melhor forma de o fazer. No presente trabalho, foram estudados diversas teorias, modos e estratégias de internacionalização, desenvolvidas e trabalhadas por diversos autores ao longo dos anos. Neste sentido e com o objetivo de observar em contexto real, a realidade das PME, foi utilizado para o presente trabalho um caso de estudo de uma PME Portuguesa, a Consulai, empresa que desenvolve a sua atividade na área dos serviços de consultoria especializados, na área agrícola e florestal, que com o intuito e ambição de crescimento está a ponderar internacionalizar-se para Angola. Neste âmbito foi feito um estudo ao contexto Angolano e ao contexto da Consulai, para que dessa forma se consiga definir uma estratégia para a primeira fase de internacionalização da Consulai.

In the world we live in constantly changing, often competing globally, it is important for SMEs to find solutions when confronted with higher dimension of competing and often multinational. One of the solutions to these constraints are often in search for new markets and opportunities for SMEs, thus opting for internationalization as a way to overcome some of the constraints caused by large multinational companies and allow them to survive and grow. However, this decision must necessarily be taken rationally, studying the business context in order to assess the best way to do it. In this study, several theories have been studied, modes and internationalization strategies, developed and worked by several authors over the years. In this sense and in order to observe in real context, the reality of SMEs, was used for this study a case study of a Portuguese SMEs, Consulai, a company that develops its activity in the area of ​​specialized consulting services, agriculture and forestry, which with the intention and ambition for growth is considering internationalize to Angola. In this context a study was done to the Angolan context and the context of Consulai, so that way to be able to set a strategy for the first phase of internationalization of Consulai.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ferreira, Manuel Ennes
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents