Author(s): Pereira, Carmen Maria Moreira
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/11908
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Aprendizagem; Gestão do Conhecimento; Learning; Knowledge Management
Author(s): Pereira, Carmen Maria Moreira
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/11908
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Aprendizagem; Gestão do Conhecimento; Learning; Knowledge Management
Mestrado em Ciências Empresariais
A aquisição de conhecimento só é possível num contexto social, em que a interação com os outros é fator critico para desenvolvermos o saber e saber-fazer. A própria gestão de conhecimento assenta em processos sociais, refletindo-se em questionar, conceber, disseminar e desenvolver novos conhecimentos. As práticas de ensino/formação devem, então, permitir posicionar o processo de aprendizagem e desenvolvimento de conhecimento (individual e organizacional) num patamar colaborativo e interligado. Neste contexto, o projeto visa o desenvolvimento do conceito KNOEY - serviço para pessoas e organizações, uma ferramenta de gestão de conhecimento colectivo. É apresentada a metodologia de ação do KNOEY, análise à envolvente externa e análise ao modelo de negócio.
The acquisition of knowledge is possible only in a social context, where the interaction with others plays a critical factor to develop the knowledge and know-how. Similarly the knowledge management is based on social processes, reflected in making questions, develop, disseminate and develop new knowledge. Education/training practices should then allow positioning the learning process and development of knowledge (individual and organizational) in a level of collaborative and interconnected learning. In this context, the project aims to develop the concept KNOEY - service for people and organizations, a collective knowledge management tool. In the project is presented the methodology of action, the external environment analysis and the analysis of the business model.