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Desporto e turismo : caraterização dos serviços desportivos e perceção da procura turística em unidades de alojamento do Algarve

Author(s): Silva, André Filipe Canadas

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/11946

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Desporto e turismo; Serviços desportivos; Algarve; Oferta desportivo-turística; Procura desportivo-turística; Sports tourism; Sports services; Sports tourism offer; Sport tourism demand; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

O turismo desportivo é um fenómeno que tem sido estudado a partir da segunda metade do século XX, começando a existir uma oferta mais diversificada e planeada de férias em conjunto com a prática desportiva que, segundo Pereira & Carvalho (2004), favoreceu a consolidação do conceito Desporto e Turismo. Segundo Higham (2005), os destinos turísticos são lugares que atraem e satisfazem as necessidades dos visitantes, nomeadamente ao nível: dos recursos, das infra-estruturas e dos serviços necessários para facilitar as viagens para o destino, e da realização de experiências satisfatórias. Neste âmbito, os objetivos deste estudo são identificar a perceção dos gestores quanto à procura desportiva e analisar a oferta desportiva nas unidades de alojamento de 4 e 5 estrelas da região do Algarve. Para este estudo foi feita uma recolha de dados em 43 unidades de alojamento, através de um inquérito por questionário e utilizado como método de análise de dados a estatística descritiva para tratamento de questões fechadas e a análise de conteúdo nas questões abertas. Os resultados mostram que o perfil do turista do Algarve mudou, revelando que os turistas de nacionalidade inglesa pertencentes ao segmento de famílias se apresenta valores mais elevados de procura na época alta, enquanto que na época baixa o segmento de turismo sénior é o que surge em primeiro lugar da procura, sendo o tipo de turismo de sol e mar mais procurado em ambas as épocas. Conclui-se que não existem valores elevados de procura por parte de turistas cuja principal motivação seja a prática desportiva. Verificou-se ainda que tem havido uma evolução ao nível dos serviços desportivos com a existência de mais instalações e responsáveis de seção desportiva nas unidades de alojamento. Os gestores afirmam ter uma oferta adequada em matéria de desporto e que nos próximos 6 meses não irão investir. Relativamente à frequência de utilização das instalações é muito baixa. Ser pago ou gratuito também é um fator influenciador para haver uma maior frequência de utilização.

Sports tourism it's a phenomenon that has been studied since the second half of the XX century, starting to exist a more diversified and planned offer of vacations in together with sports practice that according with Pereira & Carvalho (2004) enhanced the consolation of the concept of Sport and Tourism. According Higham (2005), the tourism destinations are places that attract and satisfy the needs of the visitors, specially in the level of: resources, infra structures and required services to make the travels to the destination more easy, and the realization of satisfactory experiences. In this range, the goals of this study are to identify the perception of the managers about the sports demand and to analyze the sports offer in the accommodation units of 4 and 5 stars in the region of the Algarve. For this study it's was made a data sample in 43 units of accommodation, trough an inquiry of questions and using as method of analysis of data the descriptive statistic to the treatment of closed questions and the analysis of the content in the open questions. The results show that the Algarve’s tourist profile has changed, revealing that the tourists of British nationality that belong to the family segment presents higher rates of demand in the high season, while in the low season the senior tourism segment appears in first place in the demand, being the type of sun and sea tourism the most looked for in both seasons. Concludes that there are no high values of demand by the tourists which main motivation is the sports practice. It was yet found that it has been having an evolution in the sport services with the existence of more installations and sports sector responsible in the accommodation units. The managers state that they have a proper offer in the matter of sports and that in the next 6 months they will not invest. In relation of the frequency of usage of the facilities this one it's too low. Being paid or being free is too a determinant factor to have a much higher frequency of utilization. It concludes that there's not a market catchment that the main motivation is the sports practice.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mascarenhas, Maria Margarida Ventura Mendes
Contributor(s) Silva, André Filipe Canadas
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