Document details

Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire

Author(s): Pereira, Andreia Filipa da Silva Romão

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/11975

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Educação Física; Processo de ensino aprendizagem; Estágio Pedagógico; Reflexão; Professor; Physical Education; Teaching learning process; Teacher training; Reflection; Teacher; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde


Description

O presente relatório surge no seguimento do processo de estágio por mim realizado no ano letivo 2014/2015, com o objetivo de obtenção do grau de mestre em Educação Física. Neste relatório apresentarei uma descrição, reflexão crítica e projeção do que foi realizado ao longo deste ano e como este estágio poderá influenciar a minha vida profissional. O processo de estágio caracteriza-se por ser um momento de extrema importância na formação de qualquer professor, representando de forma muito real o que iremos encontrar no futuro e preparando-nos para os consecutivos desafios que este trabalho nos proporciona. Todo o estágio foi orientado consoante o Guia de Estágio entregue no início do ano letivo, que divide e desenvolve toda a sua atividade em torno de 4 importantes áreas: a Área 1 – Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem, área que engloba o planeamento, a avaliação e condução do ensino; a Área 2 – Inovação e Investigação, que pretende a realização de uma investigação dentro de uma área da escola, adaptada ao seu contexto; a Área 3 – Participação na Escola, que proporciona aos estagiários o desafio de organizar uma ação de intervenção e de conduzir uma modalidade do desporto escolar e a Área 4 – Relação com a Comunidade, que permite e incentiva ao acompanhamento da turma e nos elucida sobre o papel fundamental do diretor de turma. Assim, este relatório será escrito em torno destas 4 áreas, destacando a relação entre elas, com uma descrição e reflexão do que foi realizado.

This report follows on the in internship process for me conducted in the academic year 2014/2015, in order to obtain a master's degree. This report will present a description, critical reflection and projection of what has been done over this year and how it can influence my professional life. The internship process is characterized by being a moment of extreme importance in the formation of any teacher, representing a very real way what we will encounter in the future and preparing for the consecutive challenges that this work provides us with. The entire internship was oriented depending on the internship’s Guide delivered at the beginning of the school year, which divides and develops all its important activity around 4 areas: Area 1 - Organization and Management of Teaching and Learning, an area that encompasses planning , evaluation and conduct of education; Area 2 - Innovation and Research, which aims to carry out an investigation within a school area, adapted to their context; Area 3 - Participation in School, which gives trainees the challenge to organize an intervention action and conduct a mode of school sports and Area 4 - Relationship with the Community, which allows and encourages the monitoring of class and elucidates on the key role of class diretor. Thus, this report will be written around these four areas, highlighting the relationship between them, with a description and reflection of what was accomplished.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santinha, Fernanda Maria Castanheira Costa Marques
Contributor(s) Pereira, Andreia Filipa da Silva Romão
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents