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Estágio de psicomotricidade em contexto de lar de infância e juventude e centro de atividades de tempos livres

Author(s): Lourenço, André Martins

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/11979

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Psicomotricidade; Lar de infância e juventude; Dificuldade intelectual e desenvolvimental; Funções executivas; Estágio; Fundação O Século; Competências sociais; Métodos de relaxação; Psychomotor therapy; Foster house; Intellectual developmental disabilities; Executive functions; Internship; Social competences; Relaxation methods; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Description

O presente relatório refere-se ao estágio profissionalizante de Reabilitação Psicomotora, realizado no ano letivo 2014/ 2015, na Fundação O Século, em Lar de Infância e Juventude e Centro de Atividades de Tempos Livres. As crianças institucionalizadas pelas suas histórias de vida, apresentam fenótipos particulares, nomeadamente ao nível emocional, psicológico, do comportamento e da linguagem. A Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) é uma perturbação do desenvolvimento que altera o funcionamento a nível cognitivo, motor, psicomotor, de linguagem e de funcionamento executivo. Foram dinamizadas sessões individuais com uma criança e um jovem com DID e um grupo. O estudo de caso reporta-se à criança com DID, com quem se desenvolveram sessões de psicomotricidade. Os instrumentos utilizados foram a Bateria Psicomotora e o Inventário Comportamental de Avaliação de Funções Executivas. Observou-se que a criança melhorou as competências psicomotoras, mas que houve uma manutenção nas Funções Executivas.

The present report refers to a Psychomotor Therapy internship developed at Fundação O Século, at a Foster House and at an Activities Leisure Centre, in 2014/2015. Institutionalized children, because of their life courses, display a specific phenotype, namely at emotional, psychological, behavioral and language domains. Intellectual Developmental Disability (IDD) is a developmental disorder that has impact on cognitive, motor, psychomotor, language and executive function spheres. It has been promoted individual sessions with one child and one adolescent with IDD and with a group. The study case refers to the psychomotor sessions performed with the child with IDD. The instruments used were Bateria Psicomotora and Behavioral Rating Inventory for Executive Functions. The child has improved on psychomotor skills and maintained her executive functioning.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Espadinha, Ana Cristina Guerreiro
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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