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Envelhecimento das pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental, DID : avaliação das competências psicomotoras de gerontes com DID

Author(s): Pinheiro, Ana Cláudia Santos

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/12382

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Envelhecimento; Dificuldade intelectual e desenvolvimental; Alterações psicomotoras; Exame geronto psicomotor; Avaliação; Perfil psicomotor; Competências psicomotoras; Aging; Intellectual and developmental difficulties; Psychomotor Changes; Elderly psychomotor examination; Evaluation; Psychomotor profile; Psychomotor competences; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais


Description

Artigo 1: Nos últimos 40 anos, a população idosa portuguesa duplicou, correspondendo a 16.7% da população total, prevendo-se que este índice venha a aumentar. De igual modo, o envelhecimento nos indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) aumentou de uma forma considerável e segundo os Censos de 2011, 45.2% da população com DID tem idades entre os 45-90 anos, devido aos recentes avanços da tecnologia/medicina e das mudanças no estilo de vida, que permitiram um aumento da esperança média de vida (EMV) deste subgrupo populacional. Esta nova questão social trouxe repercussões significativas para as instituições, famílias e para os prestadores de cuidados, que passam a necessitar de recursos que contemplem o novo grupo populacional, os Gerontes com DID, i.e., serviços que não estejam segmentados e especializados para estes dois grupos populacionais, considerando-os como distintos. Na intervenção, em geral, e na intervenção psicomotora, em particular, é fundamental que se conheça o processo de envelhecimento nas pessoas com DID, para responder às novas necessidades e desafios emergentes decorrentes do mesmo. Desta forma, este artigo foca o processo de envelhecimento psicomotor desta população para uma melhor adequação dos programas a implementar, visando a melhoria das competências psicomotoras, aumento da autonomia e participação na comunidade. Artigo 2: O presente estudo apresenta como objetivo a avaliação das competências psicomotoras de gerontes com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID), justificado pelo aumento considerável do seu tempo médio de vida, pela escassez de recursos direcionados e adequados e pelo desconhecimento das características psicomotoras do mesmo, durante o processo de envelhecimento. Foram divididos 118 gerontes, entre os 45 e os 94 anos (67.68 ± 13.09) em três grupos: 39 sem diagnóstico definido, 41 com doença de Alzheimer (DA) e 38 com DID e avaliados pelo Exame Geronto Psicomotor, que permitiu a definição dos seus perfis psicomotores. Na comparação dos grupos em estudo constatou-se as diferenças entre os grupos com DID/DA e os seus pares típicos na generalidade dos domínios, tal como seria expectável, apesar de ainda pouco se conhecer sobre a relação DA vs. DID. Recomenda-se, então, uma investigação mais detalhada, para intervenções individualizadas de qualidade e ainda uma possível adaptação do instrumento à DID.

Artigo 1: Over the past 40 years, the Portuguese elderly population doubled, corresponding to 16.7% of the total population, and it is expected that this ratio will increase. Similarly, aging in individuals with Intellectual and Developmental Disability (IDD) has increased and according to the Census (2011), 45.2% of the population with IDD is aged between 45-90 years-old. This fact is due to the advances in technology, medicine and changes in lifestyle, which allowed an increase in life expectancy of this population. This aging brought significant repercussions for institutions, families and caregivers, which now require capabilities that address the new population group, seniors with IDD, i.e, services that are still not targeted and specialized for these two population groups, considering them as distinct. In intervention in general and psychomotor intervention, in particular, it is essential to know the aging process in people with IDD, to respond to new needs and emerging challenges arising therefrom. This article goal is to describe and understand the psychomotor aging of people with IDD in order to develop and provide new supports and services adequate to their needs, implementing more suitable programs for independent functioning and participation in the community. Artigo 2: This study aims to evaluate the psychomotor profile of seniors with Intellectual and Developmental Disability (IDD). Within intervention and supports provision for this new subgroup, is evident the lack of targeted and adequate resources as well the reduced knowledge of psychomotor competences, during the aging process. Were divided 118 seniors, between 45 and 94 years-old (67.68 ± 13.09) into three groups: 39 with typical aging, 41 with Alzheimer's disease (AD) and 38 with IDD and evaluated with the Portuguese version of Éxamen Geronto-Psychomoteur, that allowed the definition of psychomotor profiles. Findings pointed out, as expected, that both groups with IDD and AD showed significant differences at most psychomotor domains vs. their peers with typical aging, although little is known about the relationship DA vs. DID. It is recommended a more detailed research for individualized quality interventions and even a possible adaptation of the instrument to the DID.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Ana Sofia Pedrosa Gomes dos
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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