Document details

Desenvolvimento do Balanced Scorecard numa PME industrial

Author(s): Figueiredo, Inês Gonçalves de

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/12705

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Balanced Scorecard; PME; Estratégia; Mapa Estratégico; SME; Strategy; Strategic Map


Description

Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial

As constantes alterações observadas no ambiente organizacional conduziram as empresas ao abandono da ênfase tradicional, numa perspetiva de curto prazo, em prol de uma ótica de longo prazo. Neste contexto surgiu o Balanced Scorecard (BSC), como ferramenta de gestão estratégica, que permite operacionalizar, implementar e monitorizar a estratégia, para auxiliar a medição do desempenho e a tomada de decisões nas empresas. Recorrendo a um trabalho de projeto, centrado na empresa Bamer - Office Systems, adquirida pelo Grupo Higher SGPS em 2014 e que, por isso, sofreu inevitáveis redefinições estratégicas, procurou-se construir uma proposta de aplicação do BSC. A pertinência do estudo encontra-se na proposta de construção de um instrumento que permita um controlo mais eficaz, dando um rumo à empresa e facilitando a sua integração no Grupo Higher SGPS. Um segundo contributo do projeto está relacionado com o acompanhamento do caminho escolhido pela Bamer para fazer cumprir o seu posicionamento estratégico e adequá-lo na pós-fusão com a sua realidade operacional. A principal conclusão a reter é que a estratégia da Bamer se encontra bem definida e alinhada, uma vez que foi possível verificar o seu posicionamento competitivo e materializar a sua estratégia de médio e longo prazo, apoiada na melhoria e reorganização dos processos internos, na internacionalização, na comunicação organizacional, na diversificação e na satisfação dos colaboradores.

The frequent changes in the organizational environment have led companies to abandon the traditional emphasis on short-term perspective, in favor of a long-term perspective. In this context, came the Balanced Scorecard (BSC), as a strategic management tool, that allows the operationalization, implementation and motorization of the strategy, to assist the measurement of performance and decision-making in companies. A project focused on Bamer - Office Systems, acquired by the Higher SGPS Group in 2014, suffered inevitable strategic redefinitions and sought to build a BSC application proposal. The true relevance of the study is the construction of an instrument for a more effective control by giving direction to the company and smoothing their integration into the Group. Further to this, the major contribution of the project is related to the monitoring of the path chosen by Bamer to enforce its strategic position and adjust it in a post-merger situation with its own operational reality. The main deduction to be made is that the Bamer strategy is well defined and aligned once it was possible to acknowledge its competitive position and realize its medium and long-term strategy, based on the improvement and reorganization of internal processes, internationalization, organizational communication, diversification and employee satisfaction.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Lopes, José Dias
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents