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Estudo sobre a imagem de Maputo

Author(s): Campos, Inês Guimas Fernandes

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/12894

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Branding de lugares; branding de cidades; imagem do destino; Maputo; Place Branding; city branding; destination image


Description

Mestrado em Marketing

A globalização tem vindo a aumentar a competitividade entre os lugares. A disputa para atrair investimentos, residentes e visitantes tem vindo a influenciar os destinos, países ou cidades a utilizarem estratégias de marketing para gerir as suas imagens. Para o desenvolvimento de uma estratégia de city branding de sucesso, torna-se imperativo, numa primeira fase, identificar o que torna o lugar único. A imagem do lugar não pode ser inventada, mas que deverá ser percebida através de uma estratégia global que tenha em conta todos os fatores que influenciam a marca da cidade. Deste modo, surge a necessidade de perceber qual a imagem atual da cidade de Maputo, de modo a facilitar a definição de uma estratégia de branding apropriada para criar e gerir a imagem da cidade. Neste estudo avalia-se como as dimensões da imagem influenciam a imagem global da cidade. A avaliação da imagem é feita não apenas pelos residentes como também pelos visitantes e pelos que tem informação sobre a cidade, apesar de nunca a terem visitado. Os resultados revelam as dimensões da imagem que contribuem de forma significativa para a imagem global da cidade de Maputo e que de forma geral a imagem de Maputo é vista como ligeiramente positiva.

Globalization leads to influence competition between places. The race to attract investments, residents and visitors influences destinations, countries and cities to use marketing strategies to rebuild and redefine its image. To develop a successful city branding, it is imperative, in a first stage, the determination of the values that makes the place unique. The image can not be invented and should be seen through global strategy that takes in consideration all the factors that influence the brand of the city. This way arises the need to understan what is the current imagem of Maputo, in order to facilitate the defnition of na appropriate branding strategy to create and manage the city's image. In this stufy are evaluated the affective and cognitive factors that influences the overall image of the city. The evaluation of the image is made not only by residents but also by visitors and by those who have never been there. The results show that the dimensions contribute significantly to the overall image and that the overall imagem of Maputo it is seen as slightly positive.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Duarte, Maria Margarida
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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