Author(s):
Carreira, Joana Fernandes
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/13009
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Marca; Problemática do Luxo; Brand Equity; Comportamento do Consumidor; Percepção de Valor do Consumidor de Luxo; Branding; Concept of Luxury; Consumer Behaviour; Consumer's Luxury Value Perception
Description
Mestrado em Marketing
A noção de luxo tem mudado muito ao longo dos anos, o mercado de luxo está em crescimento em mercados emergentes e que, cada vez mais, as estratégias de marketing deste tipo de marcas tem vindo a mudar. O conceito de luxo tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos tempos, se anteriormente o legado e a expertise associada da marca eram duas das principais características que definiam as marcas de luxo atualmente já o conseguimos fazer também sob o ponto de vista do consumidor, ligado às suas motivações, atitudes e interesses. Neste sentido, esta dissertação tem como objectivo investigar quais as motivações de compra dos consumidores das marcas de luxo através de um modelo que reúne características e conceitos relevantes tanto ao nível da marca, como brand equity, tanto como o ponto de vista do consumidor.
The luxury concept has changed a lot over the years. The luxury market is growing in emerging markets and, luxury brands has been changing their marketing strategies. The definition of luxury has been modified over the years, previously the legacy of a brand and their expertise associated, were two of the main characteristics that defined luxury brands. However, we can also define luxury in the consumer's perspective, based on their motivations, attitudes and interests. This work aims to investigate what are the main buying motivations of luxury brands consumer's, through a model that brings together relevant features and concepts of a brand perspective, as brand equity, and of consumer's perspective.