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Maternidade na adolescência, capacitação familiar e o programa A PAR, Aprender em Parceria

Author(s): Faria, Maria Inês Fialho Castelão Dias

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/13014

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Maternidade na adolescência; Institucionalização nas mães adolescentes e jovens; Programas de intervenção na maternidade; Educação parental; Parentalidade positiva; Programa A PAR – Aprender em Parceria; Motherhood in adolescence; Institutionalization in adolescent and young mothers; Intervention programmes in maternity; Parental education; Positive parenting; Program A PAR – Aprender em Parceria; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais


Description

O presente trabalho aborda o fenómeno da maternidade precoce, experiência diferenciada numa fase da vida dos jovens. Diversas investigações em torno desta temática apresentam o fenómeno como não normalizado e associado a riscos diversos, outras referem que a maternidade na adolescência poderá ser um fator de amadurecimento com a criação de um projeto de vida individual. São, no entanto, poucos os casos de sucesso, tornando-se prioritário um apoio específico a estas mães e seus filhos. Os programas de educação parental surgem como uma medida preventiva que poderá minimizar os fatores de risco e as vulnerabilidades que estas jovens mães apresentam, sendo o modelo centrado na família muito valorizado atualmente, com base nas perspetivas ecossistémicas que põem em foco a ideia do trabalho com toda a família e não apenas com a criança em risco. Com base no pressuposto que programas de educação parental implementados junto de jovens mães podem contribuir como mecanismo de proteção e reestruturação, implementou-se, junto de um grupo de mães adolescentes e jovens institucionalizadas, um programa de capacitação familiar, Programa A PAR, aplicado a diferentes grupos de famílias, com crianças dos 0 aos 6 anos, em diversos contextos de risco. O presente trabalho é constituído por dois artigos em que o primeiro enquadrada o fenómeno da maternidade na adolescência, com base nas estatísticas, fatores de risco, situações vivenciadas com a descoberta da gravidez, bem como intervenções realizadas junto deste grupo; e o segundo estuda a maternidade adolescente em instituição e, como medida de apoio a este grupo, a aplicação do Programa A PAR – Aprender em Parceria, permitindo a construção de uma relação mais positiva com a maternidade e com o seu filho. É apresentada a aplicação do Programa, a um grupo de 7 jovens mães institucionalizadas, desenvolvido em 26 sessões grupais em que mães e filhos usufruíram conjuntamente de um momento lúdico em família. O estudo pretendia estudar efeitos do programa em diversas dimensões como: stress parental, sentido de competência parental, conhecimento do desenvolvimento infantil e a rede de apoio social. Apesar dos resultados não mostrarem diferenças significativas entre o pré e pós-teste, nas dimensões referidas, verificou-se um elevado nível de satisfação das participantes no decorrer do programa evidenciado através dos seus próprios testemunhos e de observação por parte dos Líderes do programa. O Programa A PAR poderá ser importante para mães adolescentes, no entanto os resultados sugerem uma análise da estrutura e conteúdos do mesmo.

This paper discusses the phenomenon of early motherhood, a differentiated experience on the life of young people. Several investigations have considered the phenomenon as something unnatural and associated with many risks, others indicate that motherhood in this age group can be a maturity factor with the creation of an individual life project. They are, however, few cases of success and, becoming a priority, the need for support for these mothers and their children. Parental education programs emerge as a preventive measure which can minimize the risk factors and vulnerabilities of these young mothers. Family centered intervention is the current tendency based on ecosystemic perspectives that highlight the idea of working with the whole family and not just with the child at risk. Based on the assumption that parental education programs implemented can function as a protection and restructuring mechanism, a family training program, Program A PAR, was implemented, in a group of institutionalized young mothers. A PAR has been previously applied to different groups of families with children aged 0 to 6 years in diverse risk contexts. The paper is organized into two articles, the first one analyze the phenomenon of adolescent maternity, based on statistics, risk factors, situations experienced as well the interventions with this group. In a second article we studied a group of institutionalized adolescent mothers and, as a measure of support for these young people, the implementation of the Programme A PAR – Aprender em Parceria, promoting a more positive relationship with motherhood and their son. The program was develop with a group of 7 institutionalized young mothers that participated in 26 group sessions where mothers and children together enjoyed a moment experienced family through playful dynamics. The objective of the study held with the perception that the program could help in skills such as sense of parental competence, parental stress, knowledge of infant development and social support network. Although the results didn't show significant differences between the pre- and post-test, in the referred dimensions, there was a high level of satisfaction of participants during the program evidenced through their own testimonies and observation by the program Leaders. The A PAR Programme may be important for adolescent mothers, however the results suggest an analysis of the structure and contents.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Brandão, Maria Teresa Perlico Machado
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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