Document details

Os riscos do outsourcing do ponto de vista do fornecedor

Author(s): Serra, Rute Filipa Évora

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/13060

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Outsourcing; fornecedor; tecnologias de informação; riscos; estratégias de mitigação de riscos; supplier; information technology; risk; risk mitigation strategies


Description

Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial

Outsourcing é um fenómeno que nasceu da necessidade das empresas em otimizar os seus recursos, focando-se na sua atividade principal e deixando as restantes atividades a fornecedores especializados. Ao longo de quase três décadas de existência, este fenómeno tem sido largamente estudado por forma a se verificar se de facto traz vantagens competitivas a quem recorre ao outsourcing. No entanto estes mesmos estudos, na sua maioria, são sobre o ponto de vista do cliente, ou seja, de quem contrata serviços de outsourcing. A presente investigação tem como objetivo estudar o ponto de vista do fornecedor, ou seja, quem presta o serviço, nomeadamente no que toca aos riscos associados a um contrato de outsourcing e quais as estratégias utilizadas para os mitigar. Para ilustrar este estudo escolheu-se a indústria das tecnologias de informação e a análise é focada essencialmente na perspetiva dos gestores de projeto. Através de entrevistas semiestruturadas realizadas a seis gestores de projeto concluiu-se que os riscos mais importantes para os entrevistados são a gestão da relação fornecedor-cliente, a gestão e rotação da sua equipa e a dificuldade no levantamento exato dos requisitos do projeto. Enquanto a maioria dos riscos mencionados nas entrevistas encontram-se na literatura existente, existem outros que, ou não são mencionados, ou não lhes são dada a importância encontrada nesta investigação. De igual forma, em relação às estratégias de mitigação concluiu-se que a maioria das mencionadas nas entrevistas não foram encontradas na literatura, nomeadamente no que toca às estratégias para diminuir a rotação da equipa.

Outsourcing is a phenomenon born from the need for companies to optimize their resources, focusing on their core business and leaving the remaining activities to specialized suppliers. Over almost three decades, this phenomenon has been widely studied in order to determine whether in fact it brings competitive advantage to those who resort to outsourcing. However, most of these studies are on the customer's point of view, ie, who contracts outsourcing services. This research aims to study the vendor's point of view, meaning, who provides the service, in particular regarding the risks associated with an outsourcing contract and with the mitigating strategies used. To illustrate this study the industry of information technology was chosen and it will be focused mainly on the perspective of project managers. Through semistructured interviews with six project managers it was concluded that the most important risks to respondents are the management of the supplier-customer relationship, management and turnover of their own team and the difficulty in accurate gathering of the project requirements. While most of the risks mentioned in the interviews are in the literature, there are others that are not mentioned or not given the importance found in this investigation. Similarly, regarding mitigation strategies it was concluded that the majority of the findings were not mentioned in the literature, in particular regarding strategies to decrease the turnover of the team.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Lopes, José Dias
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents