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As atitudes do consumidor face às compras de supermercado online

Author(s): Rôxo, Susana Paula Clemêncio

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/13149

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Retalho; Atitudes do Consumidor; Compras de Supermercado Online; Intenção de Compra; Retail; Consumer Attitudes; Online Supermarket Shopping; Purchase Intention


Description

Poucos estudos se debruçam especificamente sobre as compras de supermercado feitas online, as quais apresentam características distintas da maior parte dos negócios da Internet: a venda de produtos perecíveis e não perecíveis. Mediante este cenário, é objetivo desta investigação estudar as atitudes do consumidor face às compras de supermercado online. A metodologia adotada é de natureza quantitativa, tratando-se de um estudo descritivo-correlacional, no qual participam 248 indivíduos, elegendo-se o inquérito por questionário como instrumento de recolha de dados. Os resultados demonstram que a maioria dos inquiridos preferem fazer as compras de supermercado na loja física e quando o fazem numa loja online, escolhem a loja referente ao supermercado a que habitualmente vão. Em conclusão, a variável que mais se destacou para o não uso do online por parte dos Nonshoppers para as suas compras de supermercado foi a Eficiência, e para os Shoppers a variável que mais influencia a sua Atitude positiva é o baixo risco percecionado do serviço. Em relação à Intenção de Compra, ambos destacam a variável Conveniência como sendo a mais preponderante.

Few studies focus specifically on online grocery shopping, which have distinct characteristics of most of the Internet business: the sale of perishable and non-perishable products. Through this scenario, the objective of this research is to study consumer attitudes towards online grocery shopping. The methodology adopted for this research is quantitative, in light of a descriptive-correlational study, which involved 248 individuals, electing the survey as a data collection instrument. The results show that most respondents prefer to do the grocery shopping in-store and when they do it in an online store, they choose the store related to the supermarket they usually go. In conclusion, the most outstanding variable for Nonshoppers was efficiency, and for the Shoppers the variable which influences the positive attitude is the noticeable low risk of the service. Regarding the Shopping Intention, both highlight the predominant variable, Convenience.

Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Brochado, Fernando Oliveira
Contributor(s) Rôxo, Susana Paula Clemêncio
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