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Creativity: Yes! But when? O Papel da Regulação do Foco e da Auto-liderança na Criatividade

Author(s): Antunes, João Manuel Guerra

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/13197

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Auto-Liderança; Regulação do foco; Criatividade; Self-Leadership; Regulatory Focus; Creativity


Description

Dissertação de Mestrado em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos

A criatividade, embora se trate de um constructo válido teoricamente e no meio organizacional, continua em muitas situações longe de ser explorada e vista como uma mais-valia para o dia-a-dia organizacional. O facto de poderem existir organizações onde não existe uma promoção da criatividade mas uma repressão da mesma demonstra que este conceito continua a necessitar de mais validação teórica e prática, na medida em que o mesmo deve fortalecer a sua relação com outros conceitos indispensáveis ao contexto organizacional. Desta forma, o objetivo deste estudo passa por explorar a relação existente entre a auto-liderança e a criatividade praticada na organização e, para além disto, perceber em que condição a regulação do foco tem impacto nesta relação. Para estudar esta relação foram recolhidos dados de 100 profissionais do setor terciário em Portugal. Os resultados evidenciaram que apenas a auto-liderança e a regulação da promoção do foco possuem uma relação positiva significativa com a criatividade praticada. Não se verificou qualquer influência da regulação do foco na relação proposta. No entanto, este estudo de caso contribui com resultados pertinentes para a investigação sobre a problemática da criatividade praticada nas organizações

Creativity although it is a valid construct and essential to the organizational environment, it still continues in many situations, far from being explored and viewed as an asset for an organization’s day-to-day life. The fact that there may be organizations where there is no promotion of creativity but a repression of the same, shows that this concept still requires more theoretical and practical validation in that it should strengthen its relationship with other essential concepts for the organizational context. Thus, the aim of this study involves exploring the relationship between self-leadership and practiced creativity in organizations, and in addition, it aims to understand when the regulatory focus, as a trait, influences this relationship. To study this relationship data were collected from 100 professionals from the tertiary sector in Portugal. The results showed that only self-leadership and the promotion focus have a significant positive relationship with practiced creativity. There was no influence of regulatory focus in the proposed relation. However, this study provides relevant results for research regarding practiced creativity in organizations.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gomes, Catarina Joana Vieira
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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