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Intervalo de indiferença na escolha de uma marca : fabricante vs distribuidor

Author(s): Santos, Guilherme João Canotilho dos

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/13234

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Marca de distribuidor; preço; intervalo de indiferença; risco percecionado; comportamento do consumidor; Store brand; range of indifference; perceived risk; consumer behaviour


Description

Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial

A presença de produtos de marca de distribuidor na casa dos consumidores é cada vez mais comum, em detrimento das marcas de fabricante. Desta forma, torna-se importante perceber qual a diferença de preços que faz com que o consumidor seja indiferente na escolha entre produtos da marca de fabricante e de distribuidor. O presente estudo foca-se no intervalo de indiferença entre a marca de fabricante e de distribuidor, com o intuito de perceber qual a dimensão desse intervalo para quatro categorias de produtos: refrigerantes, shampoos, embalagens de tinta e televisores. Este trabalho tem como objetivo compreender a influência que diferentes fatores têm na dimensão do intervalo de indiferença, tendo presente as diferenças existentes entre as categorias de produtos analisadas. Para a análise do trabalho da investigação foi utilizada uma amostra não probabilística por conveniência de 228 inquiridos, recolhida através de e-mail e das redes sociais. Os resultados do estudo levam a concluir que existem vários fatores que influenciam o intervalo de indiferença entre a escolha de uma marca de distribuidor e de fabricante, e que esses fatores variam entre as diferentes tipologias de produto. Quanto maior a diferença de qualidade percecionada, maior é o intervalo de indiferença. Os produtos hedónicos têm um intervalo de indiferença maior, comparativamente com os restantes produtos. O poder de compra é relevante na categoria de produtos mais dispendiosos, pois nesta os consumidores que mais auferem apresentam um intervalo de indiferença maior entre as diferentes tipologias de marcas.

The presence of distributors brand products in the consumer's homes is increasingly more common. In this way, it becomes important to understand the difference in price, which leads to the consumer's indifference when choosing between products of the brand of manufacturer and distributor. The present study focuses on the range of indifference between the brand of manufacturer and distributor, to realize how big this range is to four product categories: soft drinks, shampoos, paint containers and TV sets. This work aims to understand the influence that different factors have on the dimensional range of indifference, bearing in mind the differences between the categories of products analysed. For the analysis of investigation of this work it was used a non-probability sample by convenience of 228 respondents, collected through email and social networks. The study results lead to the conclusion that there are several factors that influence the range of indifference between the choice of a distributor and manufacturer, and those factors vary between the different types of product. The greater the difference in quality apprehended, the greater the range of indifference. Hedonic products have a larger range of indifference, compared with the other products. The purchasing power is relevant in the category of more expensive products, because here the consumers who earn more have a larger range of indifference among the different types of brands.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Veríssimo, José
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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