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Impacto do envolvimento parental no desempenho académico de jovens estudantes universitários/as

Author(s): Rodrigues, Maria Cândida

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/13306

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Relação parental; Família; Jovem adulto; Desempenho académico; Ensino Superior; Género; Parental relationship; Family; Young adult; Academic achievement; Higher education; Genre


Description

Dissertação de Mestrado em Família e Género

A investigação teve como objetivo compreender o envolvimento afetivo parental dos/das jovens universitários/as e a influência que tem no seu desempenho académico. O estudo dividiu-se em duas fases: na primeira fase foi aplicado um Inquérito por questionário, no qual foram adaptados alguns questionários de vários estudos, tais como o de Vivência Académicas, segundo a versão QVA-r, (Almeida, Ferreira & Soares, 1999), entre outros. Esta fase envolveu 151 estudantes dos três anos curriculares do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, dos quais 80,8% eram do sexo feminino e 19,2% do sexo masculino, entre os 18 e os 43 anos, com uma idade média de 21 anos. De forma a aprofundar esta temática, a segunda fase consistiu na realização de entrevistas a dez estudantes entre os 18 e os 25 anos de idade, dos quais seis raparigas e quatro rapazes, sendo que cinco residiam em casa e cinco residiam fora da residência habitual. Concluiu-se que a relação parental tem um papel importante, tanto ao ajudar na fase de ingresso/ adaptação à Universidade, perante os obstáculos sentidos pelos/as estudantes, como em momentos de maior ansiedade e ainda na disponibilização de vários apoios, principalmente o emocional e suporte financeiro. Aquando da ausência deste tipo de suporte os/as estudantes revelavam ter maiores dificuldades (financeiro/ psicossocial).

This research aimed to understand the parental emotional involvement of young students and its influence on their academic achievement. The study was divided into two stages: the first stage consisted in the implementation of a survey by questionnaire, in which have been used some adapted questions from several studies, such as “Vivência académica”, according to QVA-r version (Almeida Ferreira & Soares, 1999), among others. This stage involved 151 students attending the three academic years of the Institute of Social and Political Sciences, University of Lisbon, of which 80.8% were female and 19.2% male, between 18 and 43 years old, with an average age of 21 years old. In order to deepen this subject, the second stage consisted in the realization of interviews (semi-structured) to 10 students in the age range between 18 and 25 years old, including six girls and four boys, of which five were living at home and five lived outside their parental accommodation. The conclusion reached is that the parental relationship plays a fundamental role both in the first phase of admission and adaptation to the University, while the students experience some obstacles of integration, as well as in later stages of greater anxiety levels and even in providing different/ various ways of support, particularly emotionally and financially. When facing the absence of this kind of support, students demonstrated to have greater challenges (financial/ psychosocial levels).

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Costa, Dália
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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