Document details

Inside international new ventures' internationalization: uncovering the links between antecedents and performance.

Author(s): Fernandes Crespo, Nuno

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/13457

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): International Entrepreneurship; International New Ventures; Internationalization Process; Managerial Actions; Competitive Generic Strategies; International Social Networking; Entrepreneurial Alertness; Absorptive Capacity; International Performance; Empreendedorismo Internacional; Novas Empresas Internacionais; Processo de Internacionalização; Ações de Gestão; Estratégias Competitivas Genéricas da Empresa; Redes Sociais Internacionais; Alerta Empreendedor; Capacidade de Absorção de Conhecimento; Performance Internacional


Description

Doutoramento em Gestão

A literatura de Empreendedorismo Internacional (IE) tem focado as relações entre diversos tipos de antecedentes – relacionados com o empreendedor, com a empresa, com o sector ou com os mercados – e os principais resultados do processo de IE, nomeadamente: a internacionalização (grau, amplitude e velocidade) e a performance. Contudo, ainda é rara a investigação que procura responder à questão do porquê que está subjacente à internacionalização de novas empresas internacionais (INVs) e que examina a relevância de determinadas ‘ações’ de gestão no processo de internacionalização destas empresas. Com base nas perspetivas teóricas da teoria baseada nos recursos, visão baseada no conhecimento e teoria das redes, a presente investigação pretende contribuir para aumentar o conhecimento teórico e empírico sobre o processo de internacionalização de INVs. Este estudo analisa a influência dos antecedentes nas ‘ações’ de gestão, bem como a influência que estas últimas têm na performance internacional das INVs. Assim, esta dissertação pretende responder aos seguintes objetivos de investigação: i) desenvolver um modelo holístico para o processo de internacionalização das INVs, em que as relações entre os antecedentes e a performance internacional das INVs sejam mediadas por um conjunto de ‘ações’ de gestão; ii) identificar ‘ações’ de gestão que sejam relevantes para o processo de internacionalização das INV; iii) identificar os antecedentes destas ‘ações’, relacionados com o empreendedor, com o sector e com a própria empresa; iv) entender a importância que as diferentes ações de gestão têm na performance internacional das INVs. As hipóteses foram testadas através de uma combinação entre dados recolhidos por questionário e dados secundários obtidos da base de dados eInforma da Dun & Bradstreet, para 416 INV Portuguesas, criadas entre os anos de 2000 e 2009. Os resultados desta dissertação contribuem para colmatar duas lacunas, nomeadamente: i) desenvolvimento e avaliação de um modelo holístico do processo de internacionalização das INVs; ii) avaliação de diversas decisões ou ‘ações’ de gestão no âmbito deste processo. As ‘ações’ de gestão consideradas neste estudo foram: redes sociais internacionais, alerta empreendedor, capacidade de absorção de conhecimento, e estratégias competitivas genéricas. Esta dissertação encontrou suporte empírico para as relações entre diversas características dos empreendedores (tais como o nível educacional, o número de línguas estrangeiras faladas, interesse em viajar, experiência profissional e educacional no estrangeiro, experiência profissional em atividades de gestão e propensão ao risco) e um conjunto de antecedentes relacionados com a empresa (recursos da empresa, conhecimento do mercado estrangeiro, orientação empreendedora e competências de gestão). Também foi encontrado suporte empírico para as relações positivas entre algumas características sectoriais e antecedentes relacionados com a empresa: a turbulência tecnológica está associada com a orientação empreendedora e a intensidade competitiva está relacionada com as competências de gestão da empresa. Adicionalmente foi encontrada relação entre diversos antecedentes relacionados com a empresa e as variáveis relativas às ‘ações’ de gestão. O conhecimento de mercados estrangeiros, a orientação empreendedora e as competências de gestão estão positivamente relacionados com o alerta empreendedor e a capacidade de absorção de conhecimento da empresa. Por outro lado, a orientação empreendedora e as competências de gestão da empresa estão positivamente relacionadas com todas as estratégicas competitivas genéricas identificadas (diferenciação pela inovação, diferenciação pelo marketing, diferenciação pela qualidade e serviço e liderança pelos custos). Por último, a orientação empreendedora e o conhecimento dos mercados estrageiros estão positivamente relacionadas com as medidas de redes sociais internacionais (redes sociais da cadeia de valor, redes sociais institucionais e redes sociais de conhecimento sobre o estrangeiro), enquanto os recursos da empresa estão negativamente relacionados com estas mesmas medidas de redes sociais internacionais. Esta dissertação também encontrou suporte empírico para os impactos positivos que o alerta empreendedor, a capacidade de absorção de conhecimento, as redes da cadeia de valor e as estratégias de diferenciação pela inovação e pela qualidade e serviço exercem na performance internacional das INVs, bem como para o impacto negativo que as redes sociais institucionais têm nessa mesma medida de performance.

International Entrepreneurship (IE) literature has focused on the relationship between several antecedents - usually related to the entrepreneur, the firm, the industry or the markets - and the main IE process outcomes, namely, internationalization (degree, scope or speed) and performance. However, the literature that answers the why question related to the International New Ventures’ (INVs) internationalization and that examines the influence of managerial ‘actions’ shaping these firms’ internationalization process is still scarce. Drawing from resource-based theory, network theory, and knowledge-based view theoretical approaches, this research aims to contribute to broadening the theoretical and empirical knowledge about the INVs’ internationalization process. The present investigation analyzes the influence of antecedents on managerial actions and the influence of the latter on INVs’ international performance. Hence, this dissertation attempts to fulfill the following research objectives: i) to develop a holistic framework for the INVs’ internationalization process, where a set of managerial actions as mediators explain the connection between the INVs’ antecedents and their international performance; ii) to identify relevant managerial actions of the INVs’ internationalization process; iii) to identify its antecedents related to the industry, the entrepreneur, and the firm itself, and iv) to understand the influence of the diverse managerial actions on INVs’ international performance. The test of the hypotheses was made through the use of survey data combined with secondary data from eInforma Dun & Bradstreet database, for 416 Portuguese INVs founded between the years 2000 and 2009. The results of this dissertation contribute to fill two main gaps concerning: i) the development and assessment of a holistic framework of the INVs’ internationalization process, and ii) the examination of several managerial decisions or actions in the context of this process. The managerial ‘actions’ considered in this research were: international social networking, entrepreneurial alertness, absorptive capacity, and competitive generic strategies. This dissertation provides empirical support for the relationships between several entrepreneurs’ characteristics (such as educational level, number of foreign languages spoken, interest in traveling, professional and educational experience abroad, professional experience in management and risk perception) and firm’s antecedents (firm resources, foreign market knowledge, entrepreneurial orientation, and managerial capabilities). There is also empirical support for the positive relationships between some industry characteristics and firm’s antecedents: technological turbulence is associated with entrepreneurial orientation and competitive intensity is related to firm’s managerial capabilities. Additionally, an association was found between several firm antecedents and firm actions variables. Foreign market knowledge, entrepreneurial orientation and management capabilities are positively related with both, entrepreneurial alertness and absorptive capability. Entrepreneurial orientation and management capabilities are positively associated with all the competitive generic strategies identified (innovation differentiation, marketing differentiation, quality and service differentiation and cost leadership). Finally, entrepreneurial orientation and foreign market knowledge are positively related with international social networks measures (value chain social network, institutional social network and foreign knowledge social network), while firm resources is negatively related with the same measures of international social networks. This dissertation also found empirical support for the positive effect that entrepreneurial alertness, absorptive capacity, value chain social network and marketing and quality and service differentiation strategies exert on INVs’ international performance, and negative support for the relationship between institutional social network and INVs international performance.

Document Type Doctoral thesis
Language English
Advisor(s) Simões, Vitor Corado; Fontes, Margarida Duarte de Castro
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents