Document details

Regeneração da cidade industrial

Author(s): Dias, Helena Ferreira de Matos Paulo

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/13491

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Frente ribeirinha; Regeneração urbana; Memória industrial; Lisboa oriental; Relação cidade-Rio; Waterfront; Urban regeneration; Industrial menory; Eastern Lisbon; City-river connection


Description

Este Projecto Final de Mestrado pretende reaver uma memória industrial própria do território das frentes ribeirinhas da Lisboa Oriental que se apresenta, actualmente, como um momento histórico esquecido no desenvolvimento e evolução da cidade de Lisboa. A área de estudo, compreendida entre Stª. Apolónia e Braço de Prata, define-se como um território de excepção, tendo em consideração a sua morfologia particular fortemente associada ao desenvolvimento industrial e portuário do século XIX. A presença de infraestrutruras portuárias e rodo-ferroviárias, criadas com o intuito de facilitar e permitir o transporte de mercadorias e matérias-primas, vincam o carácter individual destes pontos da cidade e resultam na fragmentação e alienação socioeconómica das frentes ribeirinhas, da restante Lisboa Oriental. O presente projecto pretende, por isso, delinear uma estratégia de regeneração e valorização do tecido urbano proveniente da industrialização como método para a salvaguarda do património industrial e, portanto, da identidade do local. Da mesma forma, são adoptados métodos de intervenção que permitem reaver as ligações entre a cidade interior e a frente ribeirinha, através da (1) implementação de eixos transversais agregadores de espaço; da (2) criação de espaço público de enquadramento; e (3) da injecção de novas funções no tecido urbano existente, de forma a dotar o território de qualidades atractivas que promovam uma dinamização social, económica e cultural.

ABSTRACT: This Final Master Project intends to recover an industrial memory particular to the territory of the Eastern Lisbon waterfront that presently appears as a forgotten historical moment in the development and evolution of the city of Lisbon. The area between Sta. Apolónia and Braço de Prata is defined as a territory of exception, considering its particular morphology, strongly associated with the industrial and harbor development in the nineteenth century. The presence of harbor and road-railway infrastructures, created in order to facilitate and enable the transport of goods and raw materials, enhances the character of these individual parts of the city and results in the fragmentation and socio-economic alienation of the remaining waterfronts in this part of Lisbon. This project intends, therefore, to outline a strategy of regeneration and enhancement of the urban fabric, inherited from the industrialization period, as a method for the preservation of the industrial heritage and thus, the identity of the location. Similarly, intervention methods are adopted which allow to retrieve the connections between the inner city and the waterfront, through the (1) implementation of cross axes aggregators of space; (2) the creation of public space management; and (3) attribution of new functions to the existing urban fabric in order to equip the territory with attractive qualities that promote the social, economic and cultural dynamism.

Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Urbanismo, apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Costa, João Teixeira Abreu
Contributor(s) Dias, Helena Ferreira de Matos Paulo
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents