Document details

Tipologias

Author(s): Obada, Filipp

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/13654

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Complexo dos CTT; Calçada da Boa Hora; Vazio servidor; Habitação; Agregação; CTT complex; Aggregation


Description

Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Arquitetura apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.

Ao olharmos à nossa volta, é com um enorme descontentamento que observamos a constante degradação de determinadas áreas da cidade de Lisboa. Com alguma tristeza mas ainda assim com um forte desejo de contribuição ( pese embora na forma de um exercício académico), surgiu a vontade de requalificar um destes espaços urbanos para que a sua história não desapareça por entre os edifícios degradados ou devolutos que tanto assombram a nossa capital. Com o intuito de preservar os traços característicos do lugar, nasceu o propósito de criar uma estratégia de intervenção na Ajuda, mais propriamente na Calçada da Boa Hora. Aqui, a estratégia de projeto, apesar de ter um caráter prático, fundamenta-se no suporte teórico de investigação, que orienta todo o processo desenvolvido. A sugestão de um invólucro vazio transforma-se e descobre-se cativante, com o pátio a surgir como espaço mediador, uma vez que permite a transição de um espaço coletivo e público para um espaço familiar e privado. Desta forma, surge a presente investigação centrada na temática dos vazios servidores e que tenta entender como estes vazios se relacionam com a casa e como a definem. O recurso a estes vazios assume diversas vantagens com a sua incorporação num edifício, ao criarem espaços privados ao ar livre, possibilitando desta forma a interação do Homem com a natureza e com a cidade. É neste contexto que deverá ser entendido o presente trabalho que, apesar de ter sido desenvolvido no mundo académico, procura dar o seu contributo para a resolução de situações complexas e reais, e quem sabe, despertar interesses futuros.

ABSTRACT : While walking the streets of numerous parts of Lisbon, we often find ourselves looking around with displeasure at the degraded scene standing upon us. With cheerless mind but, with a great will to help ( even if only as an academic study), emerged a deep desire to requalify an urban area and, prevent it from being doomed to the degradation and disregard of the buildings around it. With the intention of preserving the character of the space, started the development of a plan of intervention in Ajuda, more accurately on the Calçada da Boa Hora. The whole project strategy, apart from its practical application supports itself with a theorical investigation that guides us throught the whole development process. The mere sugestion of a surrounded empty space becomes apealing, with a courtyard that serves as a moderator between an open public area and, a more intimate private space. As a result, this investigation is based on these empty serving spaces and, tries to understand how they interact and shape the inhabited house. As such, resorting to these spaces brings many advantages when integrated in an edifice creating an open air private space, giving us the chance to interact with nature and the city. It’s in this context and with a didactic aspect that this thesis should be inferred, despite of being inserted merely in an academic context, it pursues a contribute to the resolution of complex legitimate problems, and who knows, rise future interest on this topic.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mateus, Nuno Miguel Feio Ribeiro
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents