Author(s):
Neves, Hugo David Lisboa
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/13678
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Cloud Computing; Inovação nos Serviços; Software-as-a-Service; PMEs.; Innovation in Services; Small and Medium Enterprises.
Description
Mestrado em Economia e Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação
O advento da economia da internet trouxe grandes transformações na forma como as empresas comercializam e distribuem os seus produtos e serviços. Este fenómeno foi impulsionado por um processo de desintermediação, que alterou a forma como os clientes e fornecedores realizam os seus negócios. Assim, passou a existir uma maior oferta, mais barata, com maior alcance e também acessível. Considerando as empresas de desenvolvimento de software, o surgimento de uma plataforma como o cloud computing, permitiu a estas empresas a disponibilização das suas tecnologias seguindo um modelo de negócio baseado no Software-as-a-Service (SaaS). Esta investigação procura estudar empresas de desenvolvimento de software que tenham iniciado um processo de adaptação ao SaaS e, consequentemente, verificar quais foram as principais transformações que tiveram de realizar. A análise incidiu sobre quatro empresas portuguesas de software. Uma destas empresas é de grande dimensão e as restantes são pequenas e médias. Simultaneamente, duas destas empresas estão atualmente a desenvolver esse processo de adaptação ao SaaS, enquanto outras duas já se encontram estabelecidas no mercado com soluções desse tipo. Ao estudar a adoção do SaaS por parte destas empresas verificaram-se duas situações. A primeira diz respeito ao tipo de adaptações desenvolvidas, que são diferentes de acordo com a dimensão da empresa; a segunda é que a dimensão não impede uma empresa grande ou pequena de adotar um modelo SaaS. Analisando ainda os fatores que potenciam o crescimento de uma empresa que adote um modelo de SaaS, foram destacados a acessibilidade e a escalabilidade como os mais vantajosos.
The advent of the internet economy has brought major changes in the way companies market and distribute their products and services. This phenomenon was boosted by a process of disintermediation, which changed the way customers and suppliers conduct their business. Therefore, there is now a greater supply, cheaper, with longer range and also accessible. Considering the software development companies, the emergence of a platform like cloud computing, enabled these companies to deliver their technologies following a Software-as-a-Service (SaaS) business model. This research aims to study software development companies that have started a process of adaptation to SaaS and, consequently, verify what were the main changes that they had to develop. The analysis focused on four Portuguese software companies. One of these companies is large and the rest are small and medium. Simultaneously, two of these companies are currently developing this process of adaptation to SaaS, while the other two are already established in the market with such solutions. By studying the adoption of SaaS by these companies, two situations were verified. The first relates to the type of adaptations developed, which are different according to the size of the company; the second is that the size does not prevent a large or small company of adopting a SaaS model. Analyzing the factors that enhance the growth of a company that adopts a SaaS model, accessibility and scalability were highlighted as the most advantageous.