Document details

Luanda, do plano à habitação

Author(s): Valente, Marta Matias

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/13901

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Construir cidade; Cidade formal e cidade informal; Habitação; Luanda, Angola; Building a city; Formal city informal city; Housing


Description

Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Arquitetura, apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.

Luanda foi o ponto de partida para o estudo da cidade tropical, como esta pode ser desenvolvida, quais os seus problemas e necessidades, mas principalmente como é que uma cidade é construída. É através do entendimento dos seu vários elementos, como a dicotomia entre a cidade formal e a informal, que se torna possível propor uma premissa de desenvolvimento, uma vez que criar cidade tem de ser algo mais do que construir edifícios, é uma proposta de como esse edificado é apropriado permitindo a criação de cidade. Este estudo foca-se em como a história e a cultura marcaram Luanda, e o que pode ser feito no sentido do seu desenvolvimento, tendo sempre em consideração que a cidade é construída pelas pessoas, e deve ser vista como um todo entre o construído e como a população o experiencia . É neste seguimento que o foco se vira para a habitação, que se trata de um problema urbano, para além de um problema arquitectónico. Este foco permite um estudo mais aprofundado e um melhor entendimento da cultura, assim como colmata a lacuna que existe entre o planeamento urbano e a escala da habitação, resultando numa solução mais coerente para um problema com que muitas cidades se debatem.

ABSTRACT: Luanda is the starting point for a study on the tropical city, on its development, on its problems and necessities, but most importantly its a study on how to build a city. Its by understanding its various elements, such as the reality of the dichotomy of the formal and informal city, that it becomes possible to propose a course of development, because creating a city is more than building blocks, its about proposing a way to use said blocks, allowing for the creation of a city. This study focuses on how the history and culture affected Luanda, and what can be done for its development, all the while taking into account that the city is made by people, and must be though of as whole between the buildings and how people use those buildings. As such there is a focus on housing, which is a matter for planning, as well as for architecture. This shift in focus allows for further study and understanding of the culture, as well as bridging the gap that exists between urban planning and housing, allowing a more coherent response to a problem many cities face.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Morais, João Gabriel Viana de Sousa
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents