Document details

Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre

Author(s): Fernandes, David da Silva

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/14024

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Identidade; Pensamento crítico; Experiências individuais; Oportunidades de melhoria; Desafios; Identity; Critical thinking; Individual experiences; Improvement oportunities; Challenges; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Este relatório tem por objetivo retratar a minha experiência de estágio como professor estagiário de Educação Física, desenvolvida no ano letivo 2015/2016 na Escola D. Filipa de Lencastre. Além de ser conferida importância às experiências de estágio e à sua consequente análise, por entre aquilo que mais se destacou, foi também dado ênfase às experiências do pós-estágio, como forma de representação de uma identidade, de uma maneira de pensar, de uma maneira de ser e de uma visão. É na base desta identidade que o relatório se desenvolve. O contexto de estágio em Educação Física, sendo único, deve contemplar na sua análise as orientações estratégicas da escola (que por sua vez afetam e moldam a opinião pública), o grupo disciplinar e a turma de estágio. Em qualquer um destes espaços são sugeridos aspetos positivos, aspetos negativos e soluções de melhoria, considerando alguns episódios concretos do estágio. Na reflexão relativa à área #1 existe uma clara intenção em relevar-se aquilo que terá sido diferente, quer pela positiva, quer pela negativa, sem deixar de considerar os elementos que conferem sentido ao processo de ensino-aprendizagem: planeamento, condução e avaliação. A área #2 é enquadrada numa perspetiva de melhoria da dinâmica e realidade escolar da Escola D. Filipa de Lencastre, pelo estabelecimento de uma cultura colaborativa e à luz das principais conclusões obtidas na investigação do núcleo de estágio. Na área #3 é apresentado e discutido o trabalho desenvolvido no âmbito do Desporto Escolar (núcleo de badminton), assim como todas as ações de participação na escola (ação de formação e “programa de desafios semanais”). A área #4 evidencia a importância da relação estabelecida com os pais e encarregados de educação ao longo deste ano letivo. Em qualquer uma das áreas são evocados os principais aspetos positivos e de melhoria na intervenção prática – futura – do “professor David”, numa despersonalização que, sendo intencional, apenas pretende criar uma imagem mais aproximada da realidade. O pensamento crítico, a sugestão de melhorias, o reconhecimento de erros e a criação de desafios preenchem o sumo do relatório. São vários os desafios a que me proponho, estando cada um deles dependente não apenas das oportunidades que possam surgir, como também, e principalmente, da sua relevância na construção de uma intervenção útil, importante, competente e capaz de acrescentar algo.

The purpose of this report is to portray my internship experience as a trainee Physical Education teacher, developed in the 2015/2016 school year at the D. Filipa de Lencastre school. Beyond the importance given to the internship experiencies and their analysis, among the aspects that stand out the most, the post-internship experiences were also highlighted, as a way of representing an identity, a way of thinking, a way of being and a vision. It’s based on this identity that the whole report makes sense. Any Physical Education internship context is unique, and it should distort the strategic orientations of the school (which in turn affect and shape the public opinion), the Physical Education group and the internship class. Positive aspects, negative aspects and improvement solutions are suggested in any of these spaces, considering some concrete episodes of the internship. In the reflection process on area #1, there is a clear attempt to highlight what has been different, both positive and negative, without neglecting the elements that give meaning to the teaching and learning process: planning, intervention and evaluation. The #2 area is framed on a perspective of improving the school dynamics, by establishing a collaborative culture and considering the main conclusions obtained in the investigation carried out by the internship group. The #3 area presents and discuss the work which was developed at the School Sports program (badminton), as well as all the actions of school participation (training action and “weekly challenges program”). The #4 area analysis highlights the importance of the relationship established with parents throughout this school year. In any of these areas the main positive aspects and improvement in the future practice of "teacher David" are evoked in a depersonalization that, being intentional, only intends to create a closer image of reality. Critical thinking, suggestion for improvement, recognition of mistakes and the creation of challenges fill the sum of the report. There are several challenges that I propose to accomplish, each of which depends not only on the opportunities that may arise, but also, and especially, on its relevance in the construction of a useful, important and capable intervention.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents