Document details

Psicomotricidade na promoção de competências sociais e emocionais : intervenção com crianças em contexto escolar e institucional e seniores em contexto institucional

Author(s): Pereira, Diana Isabel Miranda

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/14029

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Crianças em Risco; Resiliência; Institucionalização; Problemas de Comportamento; Psicomotricidade; Competências Sociais e Emocionais; Idosos; Qualidade de Vida; Children at Risk; Resilience; Institutionalization; Behavioral problems; Psychomotricity; Social and Emotional Skills; Elderly; Quality of life; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde


Description

O presente relatório tem como principal objetivo a descrição da intervenção psicomotora realizada no âmbito do estágio curricular inserido no Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais do Mestrado de Reabilitação Psicomotora. A prática desenvolveu-se através da promoção de competências socioemocionais em crianças, dos 6 aos 13 anos, em contexto escolar e institucional, e com a população sénior em contexto institucional, mais especificamente Centro de Dia. Foi desenvolvido um trabalho através de sessões de grupo e individuais de acordo com as necessidades e características de cada população e respetivo contexto, que teve como principal base um programa de promoção de competências socioemocionais desenvolvido no âmbito do estágio curricular. Procedeu-se à análise das avaliações realizadas, tendo sido percetível o impacto positivo da intervenção psicomotora em diversos domínios das competências socioemocionais e ainda no desenvolvimento psicomotor, descritos mais detalhadamente ao longo do relatório. Por fim, são apresentadas as principais conclusões decorrentes do estágio e as principais reflexões pessoais e sugestões para intervenções futuras.

The main objective of this report is to describe the psychomotor intervention practice developed within the curricular internship integrated in the curricular unit of Professional Skills Development, of the Psychomotor Rehabilitation Master. The practice was developed through the promotion of social and emotional skills with children, from 6 to 13 years old, in schools and institutional context, and with the senior population in an institutional context, more specifically Day Care Center. The work was developed through group and individual sessions according to the needs and characteristics of each population and its context, which was based on a social and emotional skills program developed within the framework of the curricular internship. The analysis of the evaluations concluded that the intervention had a positive impact in several domains of social and emotional skills and even psychomotor domain, described throughout the report. The report concludes with the presentation of the general internship conclusions and the main personal reflections and suggestions for future interventions.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Simões, Maria Celeste Rocha
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents