Document details

Communication of corporate social responsibility : an analysis of different brands in the outdoor industry

Author(s): Limmer, Isabella Maria

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/14045

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Classificação da marca; Comunicação da RSE; Imagem sustentabilidade da marca; Indústria das atividades ao ar livre; Marketing de sustentabilidade; Responsabilidade social corporativa; Brand classification; Corporate social responsibility; CSR-communication; Outdoor industry; Sustainable brand image; Sustainability marketing; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

O estudo teve como objetivo analisar o papel da responsabilidade social empresarial (RSE) na indústria de atividades ao ar livre e verificar a implementação da comunicação da RSE nos sites das marcas deste sector. Este documento fornece uma visão geral do conceito da RSE e marketing de sustentabilidade. Consequentemente, a comunicação da RSE foi observada através dum olhar mais atento e também a definição de três estratégias de marketing relacionadas com a sustentabilidade. Além disso, analisou-se a situação atual da RSE na indústria de atividades ao ar livre. O estudo desenvolveu-se em duas fases. Primeiro, realizou-se uma entrevista aberta em quatro corporações de marcas de atividades ao ar livre. Segundo, de acordo com a literatura e as entrevistas desenvolveu-se um índice de referência. Foram investigadas 22 marcas do sector de forma a comparar a comunicação da RSE online. O estudo mostra que a RSE e, em especial, a comunicação da RSE externa das marcas desempenha um papel crucial na indústria de atividades ao ar livre. Com base na comunicação da RSE online verificaram-se três estratégias de marketing de sustentabilidade: renegação, minimização de risco e diferenciação. Todas as marcas comunicam de alguma forma a RSE, o que prova que comunicação da RSE não pode ser ignorada. Apenas algumas marcas se caracterizam como renegadoras da comunicação da RSE, uma vez que desenvolvem pouca desta mesma.. A maioria apresenta uma comunicação da minimização do risco enquanto algumas marcas se destacam pela sua estratégia de diferenciação.

The aim of this thesis is to analyse the role of Corporate Social Responsibility (CSR) in the outdoor industry and the implementation of CSR-communication on different outdoor brands’ websites. This paper provides an overview of the framework of CSR and sustainability marketing. Consequently, a closer look on CSR-communication and on the definition of three sustainability related marketing strategies is taken. Furthermore, this paper defines the current situation of CSR in the outdoor industry. The research part is divided into two parts. Firstly, a standardized open-end interview with four different outdoor brands was conducted. Secondly, a benchmark tool was developed, based on literature and the results of the former conducted interviews. In total 22 different outdoor brands’ online CSR-communication are investigated and taken in comparison. This thesis shows that CSR and especially brands’ external CSR-communication play a crucial role in the outdoor industry. It is analysed, related to the CSR-communication, a classification into, denier, risk minimizer and differentiator, is identifiable. All analysed outdoor brands implement CSR-communication, what proofs that CSR-communication cannot be ignored anymore. Only a few brands are characterised as denier of CSR-communication, as they implement almost no communication of CSR. The majority shows the communication characteristics of risk mitigation whereas some brands stand out as brand differentiators.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Correia, Abel Hermínio Lourenço
Contributor(s) Limmer, Isabella Maria
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