Document details

Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças

Author(s): Costal, Tatiana Alexandra Pedroso

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/14060

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Desporto escolar; Direção de turma; Educação física; Estágio pedagógico; Investigação; Class direction; Investigation; PE; Pedagogical stage Investigation; School sports


Description

Neste relatório é apresentado o período de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças, durante o ano letivo 2015/2016, sendo esta a última e uma das mais importantes etapas de um aprendiz de professor. É nesta fase que o aprendiz de professor é colocado em contexto real de ensino e que se torna um professor, tendo de adquirir uma postura de liderança e exemplo para os seus alunos. Neste relatório são apresentados, de forma descritiva e reflexiva, dificuldades encontradas e melhorias levadas a cabo ao longo do ano letivo e a participação nas diferentes áreas de intervenção na escola. No início do relatório é apresentada uma caracterização do estágio pedagógico, onde se encontram descritas as condições materiais, espaciais e dos diferentes grupos com que houve interação, de forma a perceberem-se as condições de trabalho que influenciaram, ou não, as dificuldades sentidas. Após a caracterização é realizada uma análise do que foi posto em prática em cada área de intervenção. Assim, na área 1 foram desenvolvidas competências sobre o planeamento, condução do ensino e avaliação em educação física. Na área 2 foram desenvolvidas competências ao nível da inovação científica, através de uma investigação-ação. Na área 3 a relação com a comunidade escolar e com a comunidade que envolve a escola foi desenvolvida através da participação no desporto escolar e numa atividade de dinamização na escola. Por último, na área 4 foi realizado o contacto com o Diretor de Turma, com os restantes professores do Conselho de Turma e com os Encarregados de Educação, e desenvolvido um projeto de atuação na turma.

This report presents the period of internship I completed at Caneças Secondary School during the 2015/2016 school year, the latter being one of the most important stages of an apprentice teacher. It is at this stage that the apprentice teacher is placed in the real context of teaching and that he becomes a teacher, having to acquire a leadership position and example for his students. In this report I present, in a descriptive and reflective way, my difficulties and improvements throughout the school year and my participation in the different areas of intervention in the school. At the beginning of the report is presented a characterization of the pedagogic stage, where the material, spatial conditions and the different groups with which I interacted were described, in order to perceive the working conditions that influenced or not the difficulties experienced. After the characterization is carried out an analysis of what was put into practice in each intervention area. Thus, in area 1, competences were developed on the planning, conduction of teaching and evaluation in physical education. In area 2, competences were developed at the level of scientific innovation, through an action research. In area 3 the relationship with the school community and with the community that involves the school was developed through participation in school sports and in a dynamization activity in the school. Lastly, in area 4, contact was made with the class director, the other class councilors and the teachers in charge, and a project developed in the class.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ferro, Nuno Alberto Seruca
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents