Document details

Relatório de estágio realizado na Escola Secundária Sebastião da Gama

Author(s): Ribeiro, Rafael Alexandre Gaspar

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/14080

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Educação Física; Estágio Pedagógico; Formação; Processo Ensino-Aprendizagem; Reflexão; Pedagogical Internship; Physical Education; Teaching-learning Process; Training; Reflection


Description

O presente relatório diz respeito a uma dissertação com caráter crítico e reflexivo do processo de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Sebastião da Gama. O estágio, inserido no 2.º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Motricidade Humana, foi orientado segundo o Guia de Estágio Pedagógico 2014/15, e divide-se em quatro áreas: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área 1); Inovação e Investigação Pedagógica (Área 2); Participação na Escola (Área 3); Relações com a Comunidade (Área 4). Neste documento realizo, primeiramente, uma contextualização da escola e da turma onde decorreu o processo de estágio, seguido de uma breve reflexão sobre experiências e expetativas. Na segunda parte do relatório faço uma análise crítica e reflexiva das quatro áreas referidas acima e por fim realizo um balanço geral e conclusivo de todo este processo de formação e a sua influência no meu desenvolvimento pessoal e profissional.

The following report regards a dissertation with a critical and reflexion character of the pedagogical internship which took place at Escola Secundária Sebastião da Gama. Internship inserted within the second year of the Masters in Physical Education in basic and secondary teaching of the Faculdade de Motricidade Humana, this dissertation was guided by Guia de Estágio Pedagógico 2014/15, and it's divided in four areas: Organisation and Management of Teaching and Learning (area 1); Inovation and Pedagogical Investigation (area 2); Schoolar Participation (area 3); Relations with the Community (area 4). On the following document i firstly realized a school and class contextualization where the internship process took place, followed by a brief reflexion regarding experiences and expectations. The second part of this report is concerning a critical and analytical reflexion of the four areas mentioned above, in conclusion i made a general balance of the learning and formation process and it's influences on my personal and professional development.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Januário, Nuno Miguel da Silva
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents