Document details

Relatório de estágio, Centro de Avaliação Médico Psicológica Psicosorrir : a psicomotricidade nas perturbações do neurodesenvolvimento

Author(s): Luís, Maria João Barbeiros

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/14097

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Intervenção Psicomotora; Dificuldades de Aprendizagem Específicas; Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção; Dislexia; Crianças; Cognitive Assessment System; Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca; Psychomotor Intervention; Specific Learning Difficulties; Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder; Dyslexia; Children; Cognitive Assessment System; Vitor da Fonseca Psychomotor Battery; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde


Description

O presente relatório surge no âmbito do estágio desenvolvido no Centro de Avaliação Médico Psicológica Psicosorrir (Amarante) e inserido no Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais do Mestrado em Reabilitação Psicomotora. O intuito da elaboração deste relatório prende-se com a descrição e o aprofundamento da prática profissional realizada ao longo do ano letivo 2015/2016. Neste sentido, é feita uma abordagem teórica às Dificuldades de Aprendizagem Especificas, nomeadamente a dislexia, à Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, à Psicomotricidade e à Intervenção Psicomotora nas problemáticas mencionadas. Além da revisão de literatura foi realizado o enquadramento institucional, descrita a organização e dinâmica do estágio e, por último, foi feita a caracterização de um estudo de caso (avaliação inicial, discussão dos resultados e intervenção). Em termo de conclusão destaca-se a evolução profissional como ponto fulcral do trabalho desenvolvido, passando da observação à avaliação e aplicação de instrumentos, ao planeamento das intervenções, à interação com outros profissionais, ao contacto com outras áreas e, por fim, à interação com diversas populações e faixas etárias, bem como os seus familiares. É ainda de realçar que o autoconhecimento proveniente de uma maior experiência profissional é um fator vital para o desenvolvimento pessoal da estagiária.

This presente report was conducted within the participation in the internship in the medical centre Psicossorrir (Amarante), with the aim of developing the professional competencies within the Psychomotor Therapy Masters degree. The purpose of this report is to describe and deepen the professional practice carried out during the academic year 2015/2016. Therefore, a theoretical approach to specific learning difficulties was completed, which included dyslexia, attention deficit hyperactivity disorder, psychomotricity, and also the appropriate interventions to the above mentioned. A review of literature and institutional framework was conducted and the organization and dynamics of the internship were described. At last, the characterization of a study case was held (initial assessment, discussion of the results and intervention). In conclusion, the professional development should be highlighted as the strong point within the accomplishment of this assignment, going through the steps of observation, review and implementation of the tools, planning interventions, interaction with other professionals and other clinical areas, and at last the interaction with a vast population with different ages and also their families. I should also emphasize the self knowledge and professional experience as the most importante factors for the personal development of the trainee.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Cruz, Vítor Manuel Lourenço da
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents