Document details

A intervenção psicomotora na "Associação de Actividade Motora adaptada" : o meio aquático, o jogo e a comunicação

Author(s): Ribeiro, Helena Fernandes

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/14134

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Atividade Motora Adaptada; Intervenção em Meio Aquático; Atividades de vida diária; Jogo; Comunicação; Inclusão; Necessidades Educativas Especiais; Natação Curricular; Desenvolvimento e Aprendizagem; Adapted Motor Activity; Aquatic Therapy; Daily Life Activities; Play; Communication; Inclusion; Special Educational Needs; Curricular Swimming; Development and Learning; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde


Description

O presente relatório pretende descrever o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular inserido no Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais do Mestrado em Reabilitação Psicomotora. Realizado na Associação de Actividade Motora Adaptada, ao longo de 10 meses, a intervenção psicomotora destinou-se a crianças e jovens, dos 3 aos 16 anos, desenvolvida essencialmente em contexto aquático. O trabalho foi focado nas competências aquáticas e de comunicação, em piscina, e centrado nas atividades de vida diária e jogo livre, em sala. Para além disso, foi analisada a perceção dos alunos e professores sobre os colegas com Necessidades Educativas Especiais inseridos nestas atividades de natação, tendo sido feita uma pequena investigação. Assim, o documento encontra-se dividido em duas partes, iniciando-se com uma revisão teórica relativa ao contexto institucional vivido e a caracterização da população-alvo contactada. Os fundamentos gerais da intervenção psicomotora também são discutidos, sendo especificados os modelos base trabalhados nos diferentes contextos. Na segunda parte são apresentadas todas as questões práticas do processo de intervenção desenvolvido, incluindo a caracterização, avaliação e análise dos estudos de caso acompanhados. No final, é realizada uma conclusão reflexiva acerca de toda a experiência formativa.

This report describes ten months worth of work developed during the internship in Associação de Actividade Motora Adaptada, taken within the course of Development of Professional Skills of the Master in Psychomotor Rehabilitation. The psychomotor intervention was destined to kids and young adults between three and sixteen years old, being essentially taken in aquatic environment. The work focused both in the acquisition and development of communication and aquatic skills, in the pool, as well as in everyday life activities and free playing, in the leisure room. In addition, the pupils and teacher’s perception regarding their colleagues with special educational needs, who are also integrated in the swimming practice, was analyzed, with a short investigation being conducted. As so, this document was divided in two parts, the first one consisting of a theoretical review of the institutional context lived by the children and the contacted target population characterization. The basic fundaments of the psychomotor intervention are also described, being the working base-models specified in different contexts. In the second part, all the practical questions of the intervention process developed are presented: characterization, evaluation and analysis of the case-studies included. To conclude, there is a brief introspection about the formative experience.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Espadinha, Ana Cristina Guerreiro
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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