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Can green taxation trigger plug-in hybrid acquisition?

Author(s): Pádua, Hugo Miguel Melo de

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/14219

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): fiscalidade verde; veículos híbridos plug-in; green taxation systems; plug-in hybrid vehicles


Description

Este estudo tem como objetivo determinar se a fiscal verde, introduzida em Portugal em 2014, é capaz de influenciar o interesse por veículos híbridos plug-in. A revisão de literatura identifica uma série de fatores que influenciam o interesse por veículos híbridos plug-in, de entre os quais se destaca o acesso a incentivos financeiros. Nesta base, um inquérito por questionário foi realizado entre usuários individuais e empresariais de veículos ligeiros de passageiros para avaliar o efeito desses fatores no interesse em adquirir um híbrido plug-in. Assim sendo, foram colocadas questões para avaliar a consciência ambiental dos consumidores, o gosto por tecnologia, a independência dos produtores de petróleo, a imagem e a apreciação do acesso a incentivos financeiros. O interesse pelos híbridos plug-in também é medido pelas duas primeiras questões do inquérito por questionário. Embora não tenhamos sido capazes de desenvolver a análise da amostra de utilizadores empresariais, na amostra de utilizadores individuais, a análise de equações estruturais encontrou um efeito positivo e significativo da fiscalidade verde sobre o interesse pela aquisição de um híbrido plug-in. No entanto, os incentivos da fiscalidade verde não concedem um montante capaz de desencadear um efeito de grande escala. Também foi encontrado um efeito positivo e significativo entre a dimensão do veículo conduzido atualmente sobre o interesse por veículos híbridos plug-in.

This paper aims to determine if the green tax system, introduced in Portugal in 2014, is able to influence the interest for plug-in hybrid vehicles. The Literature Review identifies a number of factors that influence the interest for plug-in hybrid vehicles, including access to financial incentives. On this basis, a questionnaire survey was carried out jointly between individual and business users of light vehicles to assess the effect of those factors on the interest to purchase a plug-in hybrid. Being so, survey questions were made to assess consumers environmental awareness, technology taste, independence from oil producers, image and access to financial incentives like hood. The interest for plug-in hybrids is also measured by the first two question of the questionnaire survey. While we have not been able to develop the business sample analysis, at the individual sample, the structural equation analysis found a significant positive effect of the Portuguese green tax system over the interest for acquiring a plug-in hybrid. However, it does not grant an amount capable of triggering a large-scale effect once, in mean terms, drivers ask for a much lower gap between plug-in hybrids and ordinary vehicles prices. A significant positive effect of driver´s vehicle size on interest for plug-in hybrids was also found.

Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais

Document Type Master thesis
Language English
Advisor(s) Barros, Victor
Contributor(s) Pádua, Hugo Miguel Melo de
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