Author(s): Seibert, Ana Paula Machava
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/14266
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Revistas femininas; Representações mediáticas; Mulher angolana
Author(s): Seibert, Ana Paula Machava
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/14266
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Revistas femininas; Representações mediáticas; Mulher angolana
Dissertação de Mestrado em Comunicação Social
O presente trabalho consiste numa dissertação de Mestrado em Comunicação Social com o tema: As Mulheres Angolanas nas Revistas Femininas Portuguesas: Representações e Ethos Sociais. Procura compreender as representações mediáticas da mulher angolana nas revistas femininas portuguesas e entender o que a imagem desta mulher diz e como o diz. A análise é focada em categorias de subjectivação e de relações intersubjectivas da comunicação. Baseia-se principalmente na teoria das representações sociais de Serge Moscovici, na teoria semiótica de Martine Joly e na interseccionalidade de Anthony Barnum e Anna Zajicek. Recorremos ao método misto, com recurso ao qualitativo, através da análise semiológica e da entrevista e ao quantitativo, através da análise de conteúdo. Analisámos as capas das revistas, ACTIVA, MÁXIMA e VOGUE, no período de 2013-2015. Realizámos entrevistas individuais em profundidade com as directoras destas revistas e entrevistas exploratórias com as modelos angolanas identificáveis nas revistas. Concluímos que as representações mediáticas da mulher angolana nas revistas femininas portuguesas comunicam não pelo seu prestígio, nem pelo seu poder, mas sim pelo seu estilo de comportamento e pela semelhança manifesta. Há uma construção de identidades feita a partir de um mundo falso, portanto, um mundo de sonhos, através da igualização mediática da mulher (todas as raças/etnias), o gendered race, e dos direitos privilegiados e exclusivos da moda.