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Psicomotricidade e terapias expressivas: a importância da música e das tradições infantis orais e rítmico-expressivas na intervenção psicomotora com crianças

Author(s): Mota, Sara Patrícia Vieira da Costa

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/14301

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Crianças; Desenvolvimento infantil; Dissertação; Intervenção psicomotora; Jogos infantis rítmico-expressivos; Música; Psicomotricidade; Reabilitação psicomotora; Terapias expressivas; Tradições infantis; Tradições infantis rítmico-expressivas; Child Development; Children; Children's traditions; Dance; Expressive therapies; Music; Psychomotricity; Psychomotor intervention; Rhythmic-expressive children's games; Rhythmic-expressive play traditions; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais


Description

Geral: No âmbito do Ramo de Atividades de Investigação do mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana, a presente dissertação teve como objetivo estudar a importância da música, particularmente das tradições infantis orais e rítmico-expressivas, na intervenção psicomotora com crianças. Com este efeito, foram elaborados dois artigos, sendo o primeiro uma revisão de literatura focada na importância da música para intervenção psicomotora com crianças e o segundo um estudo exploratório que aborda a importância das tradições infantis orais e rítmico-expressivas neste mesmo desenvolvimento. Com a elaboração desta dissertação conclui-se que estas duas áreas podem ter um impacto positivo para o desenvolvimento global das crianças

Artigo 1: As práticas de mediação artística constituem uma das possibilidades de intervenção na área da Reabilitação Psicomotora e ao longo dos anos têm sido vários os estudos a assinalar o seu potencial no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e socio-emocional das crianças. Tendo como base uma revisão da literatura, o presente artigo teve como objetivo explorar a importância destas práticas na intervenção psicomotora com crianças, particularmente da música, e apresentar exemplos de atividades passíveis de serem utilizadas na área da psicomotricidade infantil. De forma geral conclui-se através deste estudo que a música pode ter importância para o desenvolvimento das crianças potenciando as suas capacidades psicomotoras, cognitivas e socioemocionais

Artigo 2: As tradições infantis orais e rítmico-expressivas (TIORES), como são exemplo os jogos de mãos ou as brincadeiras de roda, têm vindo a ser transmitidos desde há muitos anos de geração em geração e podem ser consideradas um dos patrimónios imateriais portugueses. No entanto, cada vez mais se pode observar uma menor expressão destas tradições na infância e colocam-se agora as seguintes questões: Quais são as TIORES identificadas e relembradas por diferentes grupos etários? Que potencial poderão ter estas para o desenvolvimento infantil? Será que tipo de prática pode ter uma aplicabilidade na área da intervenção psicomotora? O presente estudo teve como objetivo responder a estas questões, tendo por base a realização de entrevistas e filmagens a indivíduos de diferentes faixas etárias e a técnicos de Reabilitação Psicomotora. Os participantes incluíram 8 crianças, 41 adultos, 8 idosos e 25 psicomotricistas, perfazendo uma amostra total de 82 indivíduos que resultou na recolha de 44 tradições. Analisando os resultados obtidos conclui-se que as tradições infantis orais e rítmico-expressivas parecem contribuir para o desenvolvimento global das crianças e que os psicomotricistas relatam um conhecimento e uso reduzidos de tais atividades, embora as considerem ferramentas potenciadoras do desenvolvimento infantil.

General: In the scope of the Research Activities Department of the Master's Degree in Psychomotor Rehabilitation of the Faculdade de Motricidade Humana, this dissertation aimed to study the importance of music, particularly of oral and rhythmic-expressive children's traditions, in the psychomotor intervention with children.With this effect, two articles are presented. The first one is a literature review focused on the importance of music for psychomotor intervention with children and the second is an exploratory study that addresses the importance of oral and rhythmic-expressive children's traditions in this same development. With the elaboration of this dissertation it is concluded that these two areas can have a positive impact for the global development of the children.

Article 1: Artistic mediation practices constitute one of the possibilities of intervention in the area of psychomotor rehabilitation and, throughout the years, several studies have highlighted their potential for the motor, cognitive and socio-emotional development of children. Based on a literature review, this article aims to explore the importance of these artistic mediation practices on the psychomotor intervention with children, particularly of music, and to show examples of activities feasible to be used in the area of children's psychomotor intervention. It is generally concluded through this study that music may be important for the development of children, enhancing their psychomotor, cognitive and socio-emotional capacities

Article 2: Traditional rhythmic and expressive children's games, such as hand clapping games or circle games, have been transmitted orally from generation to generation for many years and can be considered one of Portugal's immaterial heritage. However, over time, can be observed the lower expression of such traditions in childhood and, now, the following questions arise: What are the JTIORE identified and remembered by different age groups? What potential can these games have for child development? Could this kind of approach have an applicability in psychomotor intervention? The present study aimed to answer these questions, and, for this, a collection of these practices was carried out through interviews and filming to individuals of different age groups and psychomotor rehabilitation professionals. Participants included 8 children between 5 and 12 years old, 41 adults, 8 elderly and 25 psychomotor professionals, making a total sample of 82 individuals, which resulted in the collection of 44 games and traditions. Analyzing the results obtained, it is concluded that oral and rhythmicexpressive children's games and traditions seem to contribute to the overall development of children, and that psychomotor professionals report a reduced knowledge and use of such activities, although they consider them as a potential tool for child development.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Melo, Ana Paula Lebre dos Santos Branco
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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