Document details

Relação entre os estilos de liderança e a satisfação em contexto de mudança numa instituição bancária : abordagem ao líder intermédio

Author(s): Gonçalves, Susana Raquel Inácio Veiga

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/14319

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Líderes Intermédios; Liderança Transformacional; Liderança Transacional; Liderança Laissez Faire; Satisfação com o Líder; Mudança Organizacional; Intermediate Leaders; Transformational Leadership; Transactional Leadership; Laissez Faire Leadership; Leader Satisfaction; Organizational Change


Description

Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

Desde a crise do subprime com a queda do Lehman Brothers em setembro de 2008, o setor bancário assumiu consequências e alterações ao seu funcionamento. Também a forma de estar dos clientes alterou, em Portugal com a queda do BPP e do BPN, a aquisição do Banif, a resolução do BES, leva a que hoje os clientes sejam mais exigentes, mais informados, mais complexos nas suas escolhas colocando-as em causa muitas vezes. Neste contexto adverso de fortes alterações, os líderes intermédios pelo seu posicionamento na hierarquia assumem um papel de extrema importância. São estes que têm uma posição privilegiada e consequentemente um envolvimento e uma influência junto dos colaboradores, contribuindo de forma decisiva para o sucesso da organização, pois são eles que podem ?fazer acontecer?. A literatura reforça que a liderança transformacional é a mais eficaz em momentos de mudança e no mesmo sentido numa maior satisfação com o líder. Tendo por base a análise dos líderes intermédios de uma instituição bancária portuguesa, os principais objetivos deste estudo são, por um lado, identificar o estilo de liderança predominante, por outro aferir se existe relação entre o estilo de liderança e a satisfação com o líder e por último analisar se os estilos de liderança se coadunam com os necessários em momentos de mudança. Os resultados do estudo reforçam que a liderança transformacional segue na mesma direção da satisfação com o líder, havendo uma relação direta e positiva nos momentos de mudança.

Since the subprime mortgage crisis and the collapse of Lehman Brothers in September 2008, the banking sector as a whole, had to dealt with some consequences and changes. In Portugal, since the collapse of some national banks like BPP and BPN, the changes in BES, and the aquisition of Banif, lead to a new set of customers. Customers are more demanding, more informed and have higher expectations. In this adverse context of strong changes, intermediate leaders by their position in the hierarchy assume a very important role. Due to their privileged position, involvement and impact with their employees, intermediate leaders contribute in a decisive way to the success of the organization as they are the ones that ?can make it happen?. Literature shows that transformational leadership is the most effective in times of change and greater satisfaction with the leader. Based on the analysis of the intermediate leaders of a Portuguese banking institution, the main objectives of this study are: to identify the predominant leadership style, and then determine the link between the leadership style and the emplooyee satisfaction with the leader. Finally, examine whether leadership styles are in line with those needed at times of change. The results of the study support that the transformational leadership follows in the same direction of the satisfaction with the leader, having a direct and positive relation in moments of change.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Henriques, Paulo Lopes
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents