Document details

A Internet das Coisas e os veículos automóveis

Author(s): Carvalho, Vasco Manuel Clemente Magalhães

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/14417

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Internet das Coisas; Conetividade; Processamento de Dados; Internet Industrial; Veículos Autónomos; Internet of Things; Conetivity; Data Processing; Industrial Internet; Autonomous Vehicles


Description

Mestrado em Ciências Empresariais

A Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) é uma evolução do conceito de Internet, que deixou de estar unicamente dependente da intervenção humana, passando a um outro nível em que os equipamentos alimentam e extraem dados e informação de forma direta e autónoma, executando sistemas avançados de processamento e realizando tarefas de forma independente. Neste contexto, surge a aplicação da tecnologia aos veículos automóveis desempenhando tarefas específicas e com um grande grau de interação com o meio envolvente. Este trabalho tem o objetivo de determinar os fatores que são valorizados na incorporação da IoT nos veículos automóveis, pretendendo responder à questão de investigação formulada: que fatores influenciam a adoção da tecnologia IoT nos veículos automóveis?, tendo em conta a Expetativa de Desempenho, a Expetativa de Esforço, a Influência Social, as Condições Facilitadoras e a Apetência para usar a Tecnologia. Para verificar se os fatores anteriores suportam a ideia de adoção, foi desenvolvido um modelo conceptual com recurso a constructos de estudos recentes, e lançado um inquérito constituído por 29 questões. A análise das respostas obtidas permitiu determinar que dos cinco fatores apenas a Expetativa de Esforço não é considerada como fator de adoção, sendo que a Expetativa de Desempenho, Influencia Social, Condições Facilitadoras e a Apetência para usar a Tecnologia, são considerados fatores de adoção.

The Internet of Things (IoT) is an evolution of the concept of Internet, which is no longer solely dependent on human intervention, moving to another level where the equipment feeds and extracts data and information directly and autonomously, running advanced processing systems and performing tasks independently. In this context, the application of the technology to the motor vehicles fulfills specific tasks and with a great degree of interaction with the surrounding environment. This paper aims to determine the factors that are valued in the incorporation of IoT in motor vehicles, aiming to answer the question of research formulated: what factors influence the adoption of IoT technology in motor vehicles?, taking into account the Performance Expectation, the Expectation of Effort, Social Influence, Facilitating Conditions and Appetite to use Technology. To verify if the previous factors support the idea of ​​adoption, a conceptual model was developed using constructs from recent studies, and a survey of 29 questions was launched. The analysis of the answers obtained allowed to determine that of the five factors, only the Expectation of Effort is not considered as adoption factor, and the Expectation of Performance, Social Influence, Facilitating Conditions and the Appetite to use Technology are considered adoption factors.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Picoto, Winnie Ng
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents