Author(s):
Aranda, Jorge Eduardo Ferreira Silva
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/14661
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Diplomacia científica; Política externa; Política de ciência e tecnologia; Internacionalização; Soft Power; Portugal; Science diplomacy; Foreign policy; Science and technology policy; Internationalization; Soft Power; Portugal
Description
Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais
Esta dissertação tem por base a seguinte pergunta de partida: existe um modelo ótimo de diplomacia científica e, em caso afirmativo, como pode ser replicado em Portugal? O estudo assume o objetivo geral de analisar as abordagens estratégicas de vários países à diplomacia científica e os seguintes objetivos específicos: explicar o conceito de diplomacia científica e a sua relevância no contexto atual; relacionar esse conceito com outros conceitos (e. g. diplomacia económica, diplomacia povo-a-povo e diplomacia pública); identificar os objetivos, instrumentos e atores da diplomacia científica; e deduzir implicações práticas que possam concorrer para uma eventual estratégia de diplomacia científica em Portugal. Numa primeira parte, é explorada a diplomacia científica como vetor da política externa e a evolução histórica do seu conceito. Numa segunda parte, são examinados os objetivos, instrumentos e atores da diplomacia científica. Finalmente, numa terceira parte, é estudado o caso português, bem como as boas práticas de Alemanha, Espanha, França e Suíça, com um enfoque na análise dos motivos subjacentes às diferentes abordagens estratégicas, do modo como os meios definidos correspondem aos objetivos estabelecidos e do grau de envolvimento dos Estados, em particular dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros. Com base no estudo de caso das referidas boas práticas internacionais, a dissertação apresenta algumas recomendações para o aprofundamento do conceito de diplomacia científica em Portugal e para o desenvolvimento de uma possível estratégia nacional neste domínio. A dissertação conclui que o modelo ótimo de diplomacia científica, a que se refere o título da mesma, deve ser entendido não como o melhor modelo ou o modelo ideal, mas como aquele que se revela adequado aos desafios que o motivam e às circunstâncias que o enquadram, o que pressupõe a definição clara dos objetivos e instrumentos, bem como o empenho institucional do Estado, nomeadamente, do respetivo Ministério dos Negócios Estrangeiros.
This dissertation is based on the following key research question: is there an optimal model for science diplomacy and, if so, how can it be replicated in Portugal? The general objective of this study is to analyse different countries’ strategic approaches to science diplomacy, and its specific objectives are to explain the concept of science diplomacy and its relevance in the present context; interrelate such concept with other operational concepts (e. g. economic diplomacy, people-to-people diplomacy and public diplomacy); identify the goals, means and actors of science diplomacy; and derive practical implications that may contribute to a possible science diplomacy strategy in Portugal. A first section is dedicated to exploring the concept of science diplomacy as a vector of foreign policy and its historic evolution. In the second part, the aims and instruments of science diplomacy are analysed, as well as its actors. The third and final section includes the case studies of Portugal, Germany, Spain, France and Switzerland, with a focus on the underlying motivations of their different approaches, the way how the established instruments meet the identified aims and the degree of involvement of the state, in particular the Foreign Ministry. Based on the case studies of the good international practices mentioned above, this work presents some recommendations towards deepening the concept of science diplomacy in Portugal and developing a possible national strategy in this domain. The dissertation concludes that the optimal model for science diplomacy, which the title refers to, should not be understood as the best or the ideal model, but as the one which proves to be fit for the challenges that stimulate it and the circumstances that shape it, which implies a clear definition of aims and tools, as well as the institutional commitment of the state, namely the respective Foreign Ministry.