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Turismo como aposta para as exportações nacionais

Author(s): Pinto, Fernando Miguel Simões

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/14707

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Turismo; exportações; desenvolvimento económico; impactos sociais; impactos ambientais; Tourism; exports; economic development; social impacts; environmental impacts


Description

Mestrado em Ciências Empresariais

O turismo é um fenómeno que tem registado um crescimento exponencial nos últimos anos e, cada vez mais, tem ganho relevância para o desenvolvimento económico, através do seu contributo para as exportações, geração de riqueza e criação de postos de trabalho. É um dos temas mais debatidos internacionalmente, com o intuito de se perceber como os países podem beneficiar com o crescimento desta atividade, nomeadamente na vertente social e ambiental. O presente trabalho consiste num estudo de natureza qualitativa com o objetivo de compreender e descrever o fenómeno do turismo, com base numa análise ao comportamento das exportações portuguesas nos últimos anos, bem como do contributo do turismo para as mesmas e a sua importância para Portugal, com a finalidade de averiguar se este deve ser aposta futura para o crescimento das exportações nacionais. Os resultados indicam que estas últimas apresentam um crescimento no período de 2012 a 2016 e com expetativas para continuarem nesse sentido. Em 2016 o turismo teve um peso de 16,7% no total destas e de 48,2% nas exportações de serviços. Mostram ainda que o governo português criou um plano para o futuro do turismo, estabelecendo metas e medidas para acompanhar e monitorizar o crescimento deste. Indicam também que o turismo deve ser aposta para o crescimento das exportações, devido ao seu contributo para estas e ainda o conjunto de benefícios que gera aos níveis social e ambiental.

Tourism is a phenomenon that has seen an exponential growth in recent years and, increasingly, has gained relevance for economic development, through its contribution to exports, wealth generation and job creation. It is one of the most internationally debated themes, in order to understand how countries can benefit from the growth of this activity, particularly in the social and environmental aspects. The present work consists of a qualitative study with the objective of understanding and describing the phenomenon of tourism, based on an analysis of the behavior of Portugal exports in recent years, as well as the contribution of tourism to them and its importance to Portugal, with the purpose of ascertaining if this should be a future investment for the growth of national exports. The results indicate that the those presented a growth in the period from 2012 to 2016 and with expectations to continue in this direction. In 2016 tourism represented 16.7% in the total of these and 48.2% in services exports. They also show that the portuguese government has created a plan for the future of tourism, establishing goals and measures to monitor tourism growth. They also point out that tourism should be an investment for the future, due to its contribution to export performance and the benefits that it generates at social and environmental levels.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Nevado, Pedro Picaluga
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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