Document details

Motivações e barreiras para a presença das empresas de turismo nas redes sociais : perspetiva dos gestores

Author(s): Feijó, Marina Alexandra Ferreira

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/14779

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Redes Sociais; PME; Motivações; Barreias; Turismo; Social Media; SME; Motivations; Tourism


Description

Mestrado em Marketing

As Redes Sociais estão cada vez mais presentes no mundo contemporâneo. Esta investigação pretende descobrir quais as motivações para a presença das empresas de turismo nas redes sociais, bem como as barreiras para uma menor aposta nestas plataformas, segundo a opinião dos gestores. A investigação foi realizada segundo uma perspetiva qualitativa que teve por base entrevistas presenciais a quatro gestores de empresas do setor do turismo. De acordo com a análise de resultados, destaca-se a divulgação dos serviços, o aumento da visibilidade e a proximidade com os clientes como as principais motivações para a utilização de redes sociais. Foram identificadas a falta de uma estratégia de marketing, o custo associado à contratação dos recursos humanos e a dificuldade em mensurar o retorno como as principais barreiras face à utilização de redes sociais. As conclusões desta investigação relevam que as empresas têm uma presença pouca ativa nas redes sociais, não sendo este o seu principal canal de comunicação. Contudo, estas plataformas sociais são consideradas pela maioria das empresas como um canal de grande potencial e uma mais-valia para as empresas. A partir desta investigação espera-se dar resposta às dificuldades identificas pelas empresas face à utilização das redes sociais enquanto plataforma de comunicação.

Social Media are getting more and more present in the modern world. The following investigation aims to find out which are the benefits, as well as the barriers, of having a tourism company present in the social media, from the managers' perspective. The investigation took over according to a quality perspective based on live interviews with four company managers from the tourism industry. According to the results obtained, we can highlight that the greatest motivations that lead to the use of social media are the increasing of the visibility of the companies, as well as a closer bound to the customers. The lacking of a marketing strategy, the financial costs associated to hiring human resources and the difficulty to know how successful it is, are seen as the biggest challenges of using social media. The conclusions of this investigation reveal that social media still play a small part among the tourism companies' strategy and are not considered the main channel of communication. However, the majority see these same media platforms as an advantage with great potential. This investigation expects to increase the response to the main challenges of the companies in regards to social media as a communication platform.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Caetano, Frederico; Duarte, Maria Margarida
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents