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Comunicação e informação da indústria farmacêutica em medicina veterinária

Author(s): Fialho, Patrícia Carril Pereira Marques

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/15009

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Comunicação; informação; indústria farmacêutica; farmacologia; legislação; regulamentação; medicina veterinária; saúde pública; pharmaceutical industry; pharmacology; legislation; veterinary medicine; public health


Description

Dissertação de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária

A Medicina Veterinária tem sofrido uma forte evolução a nível mundial nas últimas décadas, sendo, nos dias de hoje, uma profissão com uma presença social mais marcada que nunca. Assistiu-se, nos últimos anos, a uma franca alteração na importância que a sociedade atribui aos animais e na perceção que se tem da saúde animal. Atualmente, as doenças dos animais são amplamente estudadas, existindo, paralelamente, cada vez mais opções em termos terapêuticos. De facto, é cada vez maior o número de fármacos de que dispomos para tratar os animais, o que, muitas vezes, poderá representar uma dificuldade na hora de escolher a terapia a seguir. Estando ciente disto, a Indústria Farmacêutica – que engloba um número cada vez maior de Médicos Veterinários - deve, mais que nunca, saber comunicar os seus produtos, sob pena, em primeiro lugar, de que seja feito um mau uso dos mesmos - com repercussões mais ou menos graves para a saúde pública e animal - e, em segundo lugar, de que isto acarrete um prejuízo económico para a própria Indústria, caso a mensagem que tenta passar não seja percecionada pelo consumidor final. O objetivo principal deste trabalho foi analisar de que modo esta comunicação deve ser feita, por recurso a exemplos práticos de produtos distintos com os quais a estudante tomou contacto ao longo do estágio curricular, efetuado em âmbito empresarial. A relevância e importância deste projeto decorrem da escassez de informação que há sobre o assunto, aliada ao facto de este ser ainda um tema pouco dominado por muitos Médicos Veterinários. Para o efeito, foi, numa primeira fase, realizada uma revisão da literatura existente, com especial ênfase no campo legislativo e regulamentar e, numa segunda fase, expostas e comparadas duas realidades muito distintas do mercado farmacêutico para animais, em termos de comunicação ao público. Este trabalho culminou numa síntese de boas práticas de comunicação que poderá servir de base a todos os Médicos Veterinários com interesse nesta área e aos vários profissionais em contato direto com esta Indústria, particularmente, assentando na conclusão de que este é um processo dinâmico e que, por isso, deverá sempre ser ajustado ao produto que se pretende vender e ao público que se pretende abranger: o Médico Veterinário, por um lado, mas também os detentores dos animais, por outro.

ABSTRACT - COMMUNICATION AND INFORMATION BY PHARMACEUTICAL INDUSTRY FOCUSED ON VETERINARY MEDICINE - Veterinary Medicine has gone through a strong worldwide evolution during the past decades, being, nowadays, a profession with a social role more relevant than ever. An expressive change in the way society sees animals and in people’s perception of animal health has been witnessed, in the last few years. Currently, animal diseases are widely studied and there is also a growing number of options when it comes to therapy. In fact, the number of drugs available to treat animal diseases is getting higher each day, which, many times, makes the therapeutic choice even more challenging. Being aware of that, Pharmaceutical Industry – currently integrated by a growing number of Veterinarians – has to know, more than ever, how to properly communicate their products. On one hand, if their message is not correctly transmitted, there might be an abusive usage of the drugs, which may ultimately lead to serious animal and public health issues. On the other hand, a faulty communication may potentially represent a consequent business loss to the Industry itself, if their message is not effective enough to convince consumers. The main aim of this dissertation was to assess the way this communication should be conducted, by resorting to some pratical samples of distinct products that the student worked with during her externship in the business industry. The relevance and importance of this project both lay on the lack of available information on this subject, linked to the fact that this is a topic that very few Veterinarians master. Regarding these goals, at first, an extensive bibliographic research was conducted on this matter, with special emphasis on the legislative field. Afterwards, two distinct products, addressed differentely in terms of communication, were stated and compared. This dissertation lastly originated the framing of a communication good practices synopsis, which may be used by all Veterinarians interested in this topic, as well as to everyone professionally connected to this Industry, with the main goal to keep alive the idea that this is a dynamic process and will, as such, always require adjustments to the product we want to sell and the public we want to approach: Veterinarians, on one hand, but also pet owners and people in charge of farm animals, on the other.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Jorge Manuel Baptista Moreira da; São Braz, Berta Maria Fernandes Ferreira
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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