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Youtubers e reviews de moda e beleza : perceções e intenção de compra dos consumidores em Portugal

Author(s): Ponte, Maria Soeiro da

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/15098

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): YouTube; youtubers; reviews; perceções; intenção de compra; perceptions; purchase intention


Description

Devido à evolução da era digital e com a emergência de novas plataformas, os consumidores tornaram-se mais recetivos ao conteúdo partilhado nas redes sociais, como o YouTube, procurando informação que os auxilie na sua decisão de compra. Por seu turno, os criadores de conteúdo desta rede social ? os youtubers ? criam e partilham vídeos como reviews de produtos, demonstrações de utilização de produtos e a sua rotina diária de forma genuína e verdadeira. Esta partilha de opiniões, ideias e recomendações têm sido muito bem recebidas por parte dos utilizadores, que confiam e seguem os conselhos e dicas destes influenciadores. Desta forma, a indústria da moda e beleza está a consciencializar-se da importância dos meios digitais, nomeadamente do YouTube, investindo em comunicação e campanhas publicitárias com os influenciadores digitais presentes nesta plataforma. O estudo incide na rede social YouTube e nos youtubers, em Portugal. Pretende-se compreender a relação entre as perceções dos consumidores relativamente à credibilidade dos youtubers e às reviews geradas por estes assim como o impacto da perceção de credibilidade, utilidade e persuasão das reviews na intenção de compra. A investigação foi conduzida através de uma abordagem quantitativa e amostragem por conveniência e bola de neve, recorrendo a um questionário com uma amostra total válida de 726 inquiridos. Os resultados demonstram que a credibilidade percebida dos youtubers afeta positivamente as suas perceções relativamente às reviews realizadas por estes e, por conseguinte, estas reviews são percecionadas como credíveis, úteis e persuasivas, tendo impacto na intenção de compra dos consumidores.

Due to the evolution of the digital age and consequently to an emergence of new platforms, consumers have become more receptive to shared content on social networks, such as YouTube, looking for information that helps them in their purchase decision. In turn, the creators of this social network - youtubers - increasingly create and share videos such as product reviews, demonstrations of product use, their daily routine, among others, in a genuine way. The users, who trust and follow the advice and tips of these influencers, have received very well this sharing of opinions, ideas and recommendations. Therefore, the fashion and beauty industry is becoming aware of the importance of digital media, specifically YouTube, investing in communication and advertising campaigns with the digital influencers present on this platform. The study focuses on the social network YouTube and youtubers, in Portugal. It is intended to understand the relationship between the perceptions of consumers regarding the credibility of the youtubers and the reviews generated by them as well as the impact of the perception of credibility, utility and persuasion of the reviews in the intention to buy. The research was conducted through a quantitative approach and sampling by convenience and snowball, using a questionnaire with a valid total sample of 726 respondents. The results show that the perceived credibility of youtubers affects positively their perceptions of the reviews made by them and therefore these reviews are perceived as credible, useful and persuasive and have an impact on consumers' purchase intentions.

Mestrado em Marketing

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Afonso, Carolina
Contributor(s) Ponte, Maria Soeiro da
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