Document details

Bicicleta e mobilidade. Redes cicláveis em contexto periurbano. Estudo de caso: Freguesia de Porto Salvo

Author(s): Vaudano, Loic

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/15105

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): mobilidade; sustentabilidade; rede ciclável


Description

Esta dissertação tem como ponto de estudo a bicicleta e a mobilidade com um estudo de caso em Porto Salvo, Oeiras. Em primeira plano o estudo da mobilidade revelou a importância da bicicleta no contexto atual sendo que a excessiva utilização do automóvel tende a reverter a ideia da sustentabilidade. A bicicleta é muitas vezes menosprezada no entanto acaba por ser o meio de transporte mais eficiente em níveis energéticos. O estudo relativo ao conceito das redes cicláveis levou a identificar diferentes tipos de instalações necessárias para a criação da respetiva rede. A parte prática desenvolve o caso de estudo de Porto Salvo, para onde foi feita uma análise, diagnóstico e proposta. O objetivo deste estudo é desenvolver uma rede ciclável entre dois pontos da freguesia, de forma a ligar os parques empresariais que estão a ser estudados pela Câmara Municipal de Oeiras. É de referir que o local de estudo tem potencial para a criação de uma rede ciclável de forma a criar um eixo que liga o Tagus Park à rede ciclável que está a ser desenvolvida pela Câmara Municipal de Oeiras (CMO)

Mestrado em Arquitectura Paisagista / Instituto Superior de Agronomia

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Arsénio, Pedro Miguel Ramos; Lisboa, Alexandre Pires Eurico
Contributor(s) Vaudano, Loic
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents